sábado, 10 de agosto de 2013

ESPECIAL: PANTÁCULOS


Muitos confundem PANTÁCULO com PENTAGRAMA, ou até acham que é a mesma coisa, porém são símbolos bem diferentes e distintos uns dos outros, tanto em relação ao significado quanto em relação à utilização.

O pantáculo acima é a representação do Grande Selo de Ezequiel e a Visão de Ezequiel. O Pantáculo é um instrumento conhecido por todos os esclarecidos estudantes de Magia.

O Pentáculo é o mais famoso e conhecido símbolo utilizado no Ocultismo, porém, talvez pelo fato de ter sido tão popularizado, há várias interpretações errôneas sobre ele e confusão em suas nomeações, uma vez que ficou conhecido popularmente como "Pentagrama", que é outro conceito bem diferente do Pentáculo.

Triângulos, quadrados, estrelas de cinco ou seis pontas, inscrevem-se nos círculos do selo; letras hebraicas, caracteres cabalísticos, palavras latinas se desenham sobre figuras geométricas. Considera-se que os selos têm relação com realidades invisíveis, cujos poderes eles permitem compartilhar.



Figura 1: tem os caracteres mí­sticos de Júpiter e, no exergo, nomes de anjos (Netoniel, Devahiah, Tzedechiah e Parasiel). Serve para descobrir e tornar-se posssuidor de tesouros, governados pelo anjo Parasiel.

Figura 2: tem um hexagrama com os nomes Eheieh, Ab (o Pai) e YHVH; no exergo, Sal 112,3. É próprio para adquirir glória, honra, dignidade, riqueza e todo tipo de bens.

Figura 3: tem selos de Júpiter, nomes divinos (YHVH, Adonai); e, no exergo, Sal 125,1. Serve para proteger contra espí­ritos malignos e submeter os bons espí­ritos.

Figura 4: tem nome divino (YAh) e de anjos (Adoniel, Bariel) junto ao selo mágico; no exergo, Sal 112,3. Serve para adquirir bens e honrarias, e para tornar-se muito rico.

Figura 5: tem no centro letras tiradas do testo do exergo (Ez 1,1) formando nomes mágicos. Tem grande poder e serve para propiciar a vidência.

Figura 6: tem os nomes dos governantes dos elementos (Seraph, Cherub, Ariel e Tharsis) nos braços de uma cruz e, no exergo, Sal 22,16-17. Serve como proteção contra perigos terrestres.

Figura 7: tem caracteres mí­sticos de Júpiter e, no exergo, Sal 113,7. Tem grande poder para proteger contra a pobreza e ajuda a descobrir tesouros.

Figura 8: tem a figura do espí­rito de Júpiter. Serve para trazer todas as virtudes do planeta.

Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado magí­co do planeta me duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.

O Pantáculo é um símbolo da Terra e o menos compreendido dos instrumentos mágicos. Pode ser feito em pergaminho virgem, de pele de bode, em metal precioso, tal como o ouro ou a prata e também de madeira e é o único que muda e cresce com o próprio Mago. Toma a forma de um disco com símbolos inscritos em ambos os lados, com valor pessoal para o Mago.


Acima, pantáculo SATOR.

De um lado está aplicada de forma simbólica, a idéia que o Mago tem do Ser Supremo em qualquer tradição que esteja trabalhando; estes símbolos são o resultado de muita meditação e pensamentos profundos. Do outro lado, seguindo a mesma forma de disciplina mental, ele deve desenvolver um símbolo que representa a si mesmo em relação àquela Divindade. Eles simbolizam, captam e mobilizam, ao mesmo tempo, os poderes ocultos.

Assim como o universo e a Divindade mudam e se adaptam ao novo crescimento, os símbolos também mudarão após certo período de tempo. Começa-se com uma idéia do criador e de si próprio em justaposição a como a vê agora, mas o Mago, à medida que crescer em compreensão e sabedoria precisará fazer um novo Pantáculo, então, com novos símbolos. Cada novo disco será uma prova de seu crescimento.

Assim, temos pentáculos que recebem nomes de acordo com os seus idealizadores ou dos símbolos que contém, por isso podemos encontrar: Pantáculo de Fausto (contendo o Pentagrama idealizado por Fausto), Pantáculo de Pitágoras (idealizado pelo próprio), Pantáculo de Ezechiel (idealizado pelo próprio), Os Pantáculos de São João (contendo os Sete Selos de São João), Pantáculo de Salomão (contendo o Hexagrama, ou o Selo de Salomão), e muitos outros.

Abaixo um pantáculo denominado Rota de Ezequiel:



A seguir alguns Pantáculos Planetários:

Pentáculo do sol, para energizar sorte, saúde e felicidade:


Pentaculo de mercúrio, para negócios ou estudos:


Pentaculo da lua, para favorecer mudanças e assuntos familiares:
 

PANTÁCULOS II

Como vimos, os pantáculos são símbolos de grande poder, feitos e criados pelos magistas conforme seu grau de conhecimento, abrangendo nesse símbolo uma mescla de todo seu aprendizado. É a combinação das estrelas de cinco pontas com um círculo em torno delas. É o símbolo de toda criação mágica e as suas origens estão perdidas no tempo.

Triângulos, quadrados, estrelas de cinco ou seis pontas inscrevem-se nos círculos do selo; letras hebraicas, caracteres cabalísticos, palavras latinas se desenham sobre figuras geométricas.

Considera-se que os selos têm relação com realidades invisíveis, cujos poderes eles permitem compartilhar. Eles podem servir para suscitar os tremores de terra, o amor, a morte e para lançar toda a espécie de sortilégios. Eles simbolizam, captam e mobilizam, ao mesmo tempo, os poderes ocultos.

Basicamente o Pantáculo é um pedaço circular de madeira, que também pode ser feito de metal como cobre ou estanho e graficamente é representado como um círculo contendo símbolos, quaisquer que sejam: figuras geométricas , triângulos, quadrados, pentagramas, hexagramas, etc., onde, eventualmente, são aplicadas letras hebraicas, caracteres cabalísticos; palavras latinas; animais sagrados; e muitos outros; ou a conjugação deles.

Abaixo, um pantáculo cabalístico:



1. UTILIZAÇÃO:

Os Pantáculos possuem diversas formas de utilização e exercem as mais variadas funções. Quando utilizados na Magia Cerimonial, são feitos com o propósito de que os seres ou espíritos, invocados em seu nome, obedecerão aos comandos do magista durante o ritual/operação mágicka.

Os Pantáculos também são de grande utilidade contra todos os perigos da terra, do ar, da água e do fogo, contra venenos, contra todos os tipos de enfermidades, necessidades e medos, etc. Ou seja, onde quer que esteja, se estiver portando um pantáculo, estará sempre a salvo.

2. FORMAS E FUNÇÕES:

Existem diferentes Pantáculos, e suas funções variam conforme o Planeta regente do horário no qual o Pantáculo foi confeccionado. Então, vou colocar a seguir a função de cada pantáculo, conforme o planeta que o rege.

- Do Sol: Para obter sorte, saúde e felicidade;

- Da Lua: Para favorecer mudanças e assuntos familiares;

- De Marte: Para obter coragem, vigor, potência e vitória;

- De Mercúrio: Para ser bem-sucedido em negócios ou estudos;

- De Júpiter: Para obter honras e riquezas;

- De Vênus: Para obter amor, beleza e harmonia;

- De Saturno: Para proteger-se de perigos e afastar inimigos.


Como é difícil para a maioria encontrar o planeta regente de cada hora, isto não é uma regra, é apenas uma técnica que potencializa ainda mais o poder do pantáculo para determinada finalidade, mas nada impede a confecção de um pantáculo sem utilizar a hora correta.

Abaixo pantáculo feito utilizando dois alfabetos misticos (alfabeto malaquim / alfabeto cabalistico).


Franz Bardon explica que mais importante que os sí¬mbolos é o entendimento do seu significado, logo de nada adianta um circulo mágico se o magista não entende o que ele representa. Por outro lado a cabala prática (judáica), por exemplo, ensina ao adepto a meditar sobre os símbolos (sobre os nomes de deus, dos anjos...) que esses símbolos por sí só têm poderes mágicos.

PANTÁCULOS DO SOL:


Figura 1: tem a face do Anjo Metatron e, de cada lado, o nome El Shadai; no enxergo, uma fórmula conjuratória. Obriga os espíritos solares à obediência.

Figura 2: tem caracteres místicos do Sol e, no enxergo, os nomes de quatro anjos (Shemeshiel, Paimoniah, Rekhodiah, Malkhiel). Serve para reprimir o orgulho e a arrogância dos espíritos solares.

Figura 3: tem o nome YHVH repetido doze vezes e, no enxergo, Dan 4,34. Serve para adquirir renome, glória e poder.

Figura 4: tem no centro os nomes YHVH e Adonai e, no exergo, Sal 13,3-4. Obriga os espíritos solares a se mostrarem quando invocados.


Figura 5: tem nomes de espí¬ritos em caracteres místicos e, no exergo, Sal 91,11-12. Serve para obter a ajuda desses espíritos para longas viagens.

Figura 6: tem no centro um triângulo com o Yod, as letras do nome Shaddai nos ângulos e palavras de Gen 1,1 em volta; no exergo, Sal 69,23 e 135,16. Serve para operações de invisibilidade.

Figura 7: tem, em uma cruz, os nomes dos anjos (Chasan, do ar; Arel, do fogo; Forlakh, da terra; e Taliahad, da água) e dos governantes (Ariel, Seraph, Tarsis e Cherub) dos elementos; no exergo, Sal 116,16-17. Protege contra o perigo de aprisionamento e ajuda a liberta-se.

Figura 8: tem a figura do espírito do sol. Serve para trazer todas as virtudes do sol.


Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado mágico do planeta em duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em caracteres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.







Figura 1: tem a porta com o nome YHVH no centro; os nomes IHV, IEVE,AL, IHH à direita e nomes de anjos (Schioel, Vaol, Yashiel e Vehiel) à esquerda, no exergo, Salmo 56,11. Nos sentidos literal e simbólico, serve para abrir portas.

Figura 2: tem no centro uma mão que aponta para os nomes de El e do anjo Abariel; no exergo, Sal 56,11. Serve para proteger contra perigos na água e acalmar tempestades.

Figura 3: tem no centro os nomes dos anjos Aub e Vevafel; no exergo, Salmo 60,13. Protege os viajantes contra perigos e ataques noturnos.

Figura 4: tem o nome Eheieh Asher Eheieh e os nomes dos anjos Yahel e Sophiel; no exergo, uma fórmula mágica. Defende contra todos os males e dá o saber das ervas e das pedras.

Figura 5: tem caracteres místico da Lua e os nomes de Deus (YHVH, Elohim) e de anjos (Iacadiel, Azarel); no exergo, Salmo 68,1. Ajuda a vencer os inimigos, protege contra espíritos das trevas e auxilia a sonhos proféticos.

Figura 6: tem caracteres místico da Lua e, no exergo, Gen 7,11-12. Serve para atrair chuva, que durará enquanto o pantáculo ficar imerso em água.

Figura 7: tem a figura do espírito da lua, e concede todas as virtudes da lua.

Figura 8, 9 e 10 : O Kamea do planeta, primeiro o selo do planeta, e depois o quadrado mágico do planeta em duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos.

S IV


Figura 1: tem caracteres místicos de Marte e, no exergo, nomes de anjos (Madimiel, Bartzachiah, Eschiel e Eturiel). Serve para invocar os espíritos de Marte e induzí-los à obediência.

Figura 2: tem um hexagrama com a letra He e os nomes de YHVH, Yeshuah e Elohim; no exergo, João 1,4. Serve para aliviar todos os tipos de doenças, colocado no local afetado.

Figura 3: tem no centro a letra Vau (assinatura de Deus-Pai), nomes de Deus (Eloha, Shaday) e, no exergo, Sal 77-13. Confere poder sobre os espíritos rebeldes e dá a vitória sobre os inimigos.

Figura 4: tem nomes de Deus (Agla, YHVH, El) e, no exergo, Sal 110,5. É de grande valor para garantir vitória em qualquer tipo de batalha.


Figura 5: tem um escorpião e o nome do anjo Hevel; no exergo, Sal 91,13. é terrível contra os demônios, que não resistem à sua presença.

Figura 6: tem um desenho de oito raios cercado por uma fórmula protetora e, no exergo, Sal 37,15. Protege contra ataques e faz a arma voltar-se contra o atacante.

Figura 7: tem no centro nomes divinos (El, Yiai) e, no exergo, Sal 105,32-33. Serve para invocar os espíritos de Marte e forçá-los à obediência imediata.

Figura 8: tem a imagem do espírito de Marte e concede todas as virtudes de Marte.

Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado mágico do planeta em duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.


Figura 1: tem, no centro e no exergo, as letras que formam os nomes dos anjos Iekael e Agiel. Serve para invocar os espíritos de Mercúrio e obter seu auxílio.

Figura 2: tem, no centro e no exergo, as letras que formam os nomes de Boel e outros espíritos. Serve para garantir a realização de qualquer desejo, por mais difícil que seja.

Figura 3: tem no centro caracteres místicos de Mercúrio e, no exergo, os nomes dos anjos, Kokaviel, Ghedoriah, Savaniah e Chokmahiel. Serve para invocar os espíritos de Mercúrio e obter seu auxílio.

Figura 4: tem um dodecagrama com o nome El no centro e as letras de uma invocação a YHVH em volta; no exergo, uma fórmula mágica. Dá o conhecimento de todas as coisas criadas e de todos os segredos.


Figura 5: tem no centro os nomes El Ab e YHVH; no exergo, Sal 24,7. Serve para abrir portas, não importa como estejam fechadas.

Figura 6: tem a imagem do espírito de Mercúrio, e concede todas as virtudes do planeta.




Figuras 7, 8 e 9: O Kamea do planeta, o quadrado mágico do planeta me duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.


Figura 1: tem os caracteres místicos de Júpiter e, no exergo, nomes de anjos (Netoniel, Devahiah, Tzedechiah e Parasiel). Serve para descobrir e tornar-se posssuidor de tesouros, governados pelo anjo Parasiel.

Figura 2: tem um hexagrama com os nomes Eheieh, Ab (o Pai) e YHVH; no exergo, Sal 112,3. é próprio para adquirir glória, honra, dignidade, riqueza e todo tipo de bens.

Figura 3: tem selos de Júpiter, nomes divinos (YHVH, Adonai); e, no exergo, Sal 125,1. Serve para proteger contra espíritos malignos e submeter os bons espíritos.

Figura 4: tem nome divino (YAh) e de anjos (Adoniel, Bariel) junto ao selo mágico; no exergo, Sal 112,3. Serve para adquirir bens e honrarias, e para tornar-se muito rico.


Figura 5: tem no centro letras tiradas do testo do exergo (Ez 1,1) formando nomes mágicos. Tem grande poder e serve para propiciar a vidência.

Figura 6: tem os nomes dos governantes dos elementos (Seraph, Cherub, Ariel e Tharsis) nos braços de uma cruz e, no exergo, Sal 22,16-17. Serve como proteção contra perigos terrestres.

Figura 7: tem caracteres místicos de Júpiter e, no exergo, Sal 113,7. Tem grande poder para proteger contra a pobreza e ajuda a descobrir tesouros.

Figura 8: tem a figura do espírito de Júpiter. Serve para trazer todas as virtudes do planeta.


Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado magíco do planeta me duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.


Figura 1: tem caracteres místicos de Vênus e, no exergo, os nomes de quatro anjos (Nogahiel, Aqueliah, Socodiah e Nangariel). Serve para invocar e controlar os espíritos de Vênus.

Figura 2: tem, em torno de um pentagrama, nomes de espíritos de Vênus; no exergo, Can 8. Serve para obter graça, honra, amor e concórdia, e realizar os desejos.

Figura 3: tem no centro os nomes divinos YHVH, Adonai, Ruach, Achildes, Egalmiel, Monaquiel e Degaliel; no exergo, Gen 1,28. Serve para atrair o amor de uma determinada pessoa a que seja mostrado.

Figura 4: tem nos quatro í¢ngulos as letras de YHVH; nomes dos espíritos de Vênus (Schii, Eli, Ayib) e, no exergo, Gen 2,23-24. é poderoso para fazer com que a pessoa desejada venha para você.

Figura 5: tem, em torno de um quadrado, os nomes Elohim, El Gebil, YHVH e Adonai; no exergo, Sal 22,14. Sendo mostrado para uma pessoa, desperta o amor e o desejo.

Figura 6: tem a figura do espírito de Vênus. Serve para trazer todas as virtudes de Vênus.


Figuras 7, 8 e 9: O Kamea do planeta, o quadrado mágico do planeta em duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.


Figura 1: tem quatro nomes de Deus (YHVH, Adonai, Yiai e Eheieh) e, no exergo, Sal 72,9. é de grande valor para obter a submissão e obediência dos espíritos de Saturno.

Figura 2: tem o acróstico perfeito (sator-arepo-tenet-opera-rotas) e, no exergo, Sal 72,8. é de grande valor para garantir vitória contra adversários.

Figura 3: tem uma roda de seis raios com caracteres mágicos de Saturno e nomes de anjos (Omeliel, Anaquiel, Arauquiah e Anazaquiah). Serve para submeter os espíritos de Saturno, principalmente à noite.

Figura 4: tem um triângulo cercado por palavras de Deut 6,4 e, no exergo, Sal 109,18. Serve para vencer e afastar inimigos, e para ober notícias de fatos distantes.


Figura 5: tem uma cruz com os nomes YHVH, Eloha e de anjos (Arehanah, Rakhaniel, Roelhaifar e Noafiel); no exergo, Deut 10,17. Protege contra espíritos malignos e afasta aqueles que guardam tesouros.

Figura 6: tem caracteres místicos de Saturno e uma fórmula mágica. Serve para enviar uma pessoa a influência desses espíritos.

Figura 7: tem os nomes das nove ordens angelicais (Querubins, Seraphins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos) e, no exergo, Sal 18,7. Serve para provocar grandes reviravoltas e mudanças radicais.

Figura 8: tem a figura do espírito de Saturno. Serve para trazer todas as virtudes de Saturno.


Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado mágico do planeta me duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.

Pantáculos sagrados da Cabala:



FONTE: http://ponteoculta.blogspot.com.br/