sábado, 24 de maio de 2008

ESPECIAL - CALENDÁRIO DA PAZ

Calendário da PAZ



É importante esclarecer o motivo pelo qual o objetivo maior deste movimento é a substituição do calendário gregoriano, pelo calendário de 13 luas de 28 dias.
Para isso é preciso saber como foi construído o calendário gregoriano que hoje é usado por quase toda humanidade. A sua origem data de mais de 5.000 anos. Para ser mais preciso, vem de 3.113 a.C., desde a época da Babilônia. Foram os egípcios e os babilônios que conceberam o calendário de 12 meses irregulares, imposto à humanidade, do qual o calendário gregoriano atual é a última versão. Para construí-lo eles utilizaram um círculo de 360° graus, que foi dividido em 12 partes de 30° cada uma, acrescentando 5 e com isto obtiveram o equivalente aos 365 dias, que é a duração de um ano solar em nossa planeta. Dividiram o total em períodos com 28, 29, 30 e 31 dias e assim foi feito o calendário que utilizamos até hoje, que esconde em seu interior um ciclo completo de 28 dias. Veja a demonstração disso no gráfico que ilustra esta matéria. Trata-se, portanto de um plano bidimensional no espaço e a divisão do espaço não é uma medida de tempo. Portanto, desconsiderou-se que o objetivo do calendário deveria ser para que servisse como um padrão de medida do tempo.
Outro aspecto importante, que não foi considerado, é que para servir como um "padrão de medida do tempo" o calendário deveria ser absolutamente regular, ou seja, teria de ser parecido com uma régua, cujos centímetros fossem iguais uns aos outros, pois sendo um centímetro diferente do outro, qualquer medição que se fizesse com tal régua teria um resultado falso, não confiável.
Veja isto e avalie na comparação das réguas dos gráficos que seguem e no modo como foi construído o calendário gregoriano, também constante no gráfico a seguir, que mostra que ele é como uma régua cujos centímetros têm diferentes medidas.
Um calendário é um instrumento, que serve para medir o tempo. Para que um instrumento de medida seja válido, cientificamente, suas unidades mínimas devem ser regulares. Por exemplo: em uma régua para medir metros, cada centímetro deve ser igual ao outro, pois se não for assim, obtém-se uma medida distorcida.
O calendário gregoriano tem suas unidades mínimas (meses) irregulares e isto implica em viveremos uma percepção distorcida do tempo.
O calendário gregoriano, desarmônico, somente pode ter como resultado o caos, que vivemos hoje. A gente é diretamente influenciado pelo ambiente, que nos rodeia e no qual nos encontramos e o tempo faz parte deste ambiente. Mas até hoje são poucas as pessoas, que se deram a conta, que a utilização do tempo, como nos o utilizamos até hoje, tem uma influência direto a nos e é co-responsável por todo mal e desgraça vivido no mundo como: brigas, guerras, violência, desigualdades, etc.
Daí a importância de se utilizar um calendário harmonioso, que certamente vai trazer e ter como resultado a harmonia, paz e felicidade.
O "Calendário da PAZ" é baseado e em harmonia com as leis universais e naturais, leva em conta os ciclos mais influentes para a terra, o do sol, o da lua e o ciclo galáctico, além de respeitar uma das leis mais importantes, a lei da evolução, a lei do "mais um", pois não existe um minuto, uma hora, um dia, um mês, ou um ano, igual a outro. Eles se repetem infinitamente, mas sempre um pouco diferente um ao outro e isto o nosso calendário e relógio atual não consideram.
Apesar de ter sido originado há mais de 5.000 anos, como vimos, é o mesmo calendário que vem sendo usado pela maioria da humanidade desde aquela época, pois as inúmeras mudanças que ele sofreu ao longo do tempo não alteraram a essência da sua concepção, que foi uma divisão do espaço, através da utilização do círculo de 360°.
Acontece que o uso do calendário traz implicações, pois é ele que rege a vida das pessoas que o utilizam. Uma vez que foi usado por tão longo tempo, afetou a mente das pessoas e o que afeta a mente do ser humano acaba refletindo no mundo e hoje nós vemos o resultado disso num mundo caótico, de guerras, desarmonias, desentendimento, desperdício criminoso de recursos naturais e uma sociedade completamente materialista, dominada pelo dinheiro, pelas máquinas, pelas bolsas de comércio e outras, com um slogan odioso que diz que "tempo é dinheiro" e tudo gira em torno deste círculo vicioso.
Observamos então, que as pessoas de um modo geral vivem como verdadeiras máquinas, pois na verdade não passam de unidades consumidoras e o mundo vai ficando cada vez mais materializado, artificial, mecanizado. As pessoas competem entre si ao invés de se unirem e se ajudarem numa atividade saudável, solidária, umas em favor das outras, para que não haja miséria, fome, desigualdade, desabrigados, etc. como ocorre atualmente.Vamos nos afastando cada vez mais da natureza.
Também estamos regidos por um relógio, com hora de 60 minutos, que nos escraviza em nosso dia-a-dia, nos indicando a hora para tudo, atrofiando o relógio biológico que existe dentro de nós e cada vez mais nos transformando em verdadeiras máquinas.
Este uso prolongado do calendário irregular, feito na forma de uma medida do espaço e não do tempo, sem respeitar os ciclos naturais, tirou a humanidade da sua freqüência natural que é 13:20 e a colocou na freqüência do materialismo, da guerra, das máquinas, do "tempo é dinheiro", pois é isto que a freqüência artificial 12:60 gera.
É interessante, portanto, averiguar por qual razão não há paz no mundo hoje, uma vez que pela informação oficial da UNESCO existem atualmente 68 guerras em andamento por todo planeta, apesar do enorme esforço que já se fez para que houvesse paz entre os humanos, especialmente por seres iluminados que estiveram por aqui, como Jesus, Buda, Maomé, São Francisco, Ghandi e tantos outros.
Podem ter certeza de que tudo está ligado à freqüência em que estamos vivendo.
Tudo é uma questão de freqüência.
A freqüência 12:60, em que vivemos, gerada pelos 12 meses irregulares do calendário gregoriano e pelos 60 minutos do relógio, que regem a nossa vida, é uma freqüência que gera o que estamos vendo hoje no mundo.
Podemos ilustrar isso com o seguinte exemplo: se quisermos ouvir uma emissora de rádio e apreciar a sua programação, teremos de ligar o nosso aparelho e sintonizá-lo na freqüência da referida emissora. Enquanto mantivermos o dial do nosso rádio na freqüência daquela emissora só ouviremos a sua programação. Se quisermos ouvir a programação de outra emissora, a única maneira de conseguí-lo será mudando a freqüência, ou seja, girando o dial e sintonizando na freqüência desta outra emissora e imediatamente ouviremos a nova programação, completamente diferente da anterior.
Não tenham dúvida de que é o que ocorre no mundo. Enquanto estivermos e continuarmos vivendo na freqüência 12:60 só vamos ver o que estamos vendo atualmente: guerras, desarmonias, desentendimentos, consumismo absurdo, desperdício criminoso de recursos naturais e o slogan odioso que rege a nossa vida: "tempo é dinheiro".
COMO SAIR DESSA SITUAÇÃO?
- Mudando a freqüência! Não tem outra saída, tanto é que a cada dia que passa a situação se agrava ainda mais no mundo.
Para mudar a freqüência é preciso que tenhamos a ferramenta adequada. Felizmente, ela já existe. É o calendário de 13 luas de 28 dias que estamos propondo e que já vem sendo usado por muitas pessoas no mundo inteiro, sendo necessário que esse contingente de pessoas aumente cada dia mais. Este é o calendário que traz a freqüência correta para o ser humano, que é 13:20 e não 12:60. Vejamos a seguir no que consiste a freqüência 13:20, o modo como foi concebido e a maneira como funciona o novo calendário.
UMA FERRAMENTA PARA A SINCRONIZAÇÃO GALÁCTICA DA TERRA E DA HUMANIDADE:
O CALENDÁRIO DE 13 LUAS DE 28 DIAS
Este calendário que estamos propondo, de 13 luas de 28 dias, é um calendário solar-lunar genuíno, que mede a órbita da Terra em torno do Sol pela média lunar de 28 dias. Ele contém 13 ciclos perfeitos de 28 dias, com 52 semanas perfeitas de 7 dias, que é igual a 364 dias. O 365° dia é chamado "Dia-Fora-doTempo". Equivale ao dia 25 de Julho no calendário gregoriano.
DIA-FORA-DO-TEMPO é o dia para o perdão e a celebração artística da vida e da liberdade. É o momento perfeito para testar a paz universal e para experimentar a harmonia do novo tempo.
O Calendário de 13 luas é verdadeiramente único porque está sincronizado com o Módulo Harmônico, a freqüência de tempo universal 13:20. O módulo harmônico é representado pelo Tzolkin, o calendário sagrado dos maias, que é formado por 20 freqüências solares e 13 tons galácticos, que são grandes fluxos de energia que banham o nosso planeta 24 horas, ajudando no aprendizado de um dos vinte níveis de sabedoria que todos precisamos conhecer.
Pelo calendário que estamos propondo, o ano se inicia no dia 26 de Julho, que é o dia do evento cósmico em que a Estrela SÍRIUS atinge a sua máxima ascensão em relação ao nosso sol. Esta relação entre o Sol e a Estrela Sírius é que permite a nossa harmonização com a galáxia. É o dia em que se sincronizam os ciclos: ciclo lunar, ciclo solar, e o mais importante de todos, o ciclo galáctico.
O calendário de 13 luas de 28 dias contém a descrição do tempo tanto sob aspecto físico, quanto sob o aspecto espiritual ou energético e é regular e harmônico, respeitando e seguindo os ciclos da natureza. Em cada dia das 13 luas do calendário, conforme pode ser visto no Calendário da Paz, o Calendário do Novo Tempo, nas paginas 16 a 41, ou no site www.calendariodapaz.com.br , você encontra uma das 20 energias solares, correspondente ao dia, representado por um selo ou glifo solar, e uma das 13 energias galácticas, representada por um tom galáctico, formando a freqüência 13:20, o aspecto energético ou espiritual do tempo.
Os 33 símbolos do calendário (os 20 selos e os 13 tons), a freqüência 13:20, são como estruturas em miniatura, código de matemática telepática, baseados na ressonância da geometria sagrada, que desloca, cria e modifica a matéria sem necessidade de estruturas físicas ou se som.
O tempo natural, medido pelo calendário de 13 luas, que leva em conta a rotação de 365 dias da Terra ao redor do Sol e os 13 giros anuais da Lua ao redor da Terra, é um aspecto da existência prontamente observável por todos aqueles que prestarem atenção. Ele é encontrado dentro dos ciclos da natureza.
Os ciclos do tempo natural já estão aí e continuam transcorrendo interminavelmente. Tudo o que precisamos fazer é nos darmos conta da existência deles. No calendário de 13 luas de 28 dias você vai sendo alertado da existência de tais ciclos para que possa sincronizar-se e seguir com eles.
Portanto, a organização da vida com base no calendário de 13 luas não é apenas uma mera recontagem dos dias, mas sim um arranjo matemático e científico que possibilita a sincronização com a quarta dimensão, com o tempo verdadeiro.
O calendário de 13 luas expande a nossa mente e a leva a projetar uma realidade harmoniosa, de modo que a ordem da nossa mente passa a estar de acordo com a ordem cósmica. O resultado será um nível de imaginação criativa que permitirá a ascensão gradual a dimensões superiores.
RESUMO DE ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DO CALENDÁRIO DE 13 LUAS DE 28 DIAS
1.) Cada lua tem 4 semanas perfeitas de 7 dias cada uma (4 são as direções principais do cosmo: LESTE, NORTE, OESTE e SUL; 7 é o poder da realização e da cura).
2.) São 13 luas e 13 tons galácticos. A cada 13 dias iniciamos um ciclo, o ciclo da Onda Encantada. 13 é o poder do movimento. É o poder galáctico do tempo, é o número da sabedoria cósmica de Deus.
3.) Uma conta de 20 dias, a das 20 energias solares, ou dos selos ou glifos solares; uma para cada dia. 20 é o número da totalidade e da iluminação.
NO CALENDÁRIO GREGORIANO NADA DO QUE ACABAMOS DE VER FOI LEVADO EM CONTA E ELE NÃO É UM PADRÃO DE MEDIDA DO TEMPO
Não temos nada do que acabamos de expor, no calendário gregoriano, pois ele foi feito, como vimos no início, com base na divisão de um círculo de 360° em 12 partes de 30°, que é um plano bidimensional no espaço. Acontece que a divisão do espaço não é uma medida de tempo e um calendário é um instrumento para medir o tempo.
Assim, na concepção e construção de um calendário é imprescindível que se leve em conta que a Lua tem diferentes ciclos que precisam ser considerados, como o CICLO SINÓDICO, de 29,5 dias (de Lua Nova a Lua Nova); o CICLO SIDERAL, de 27,33 dias (tempo que a Lua leva para aparecer no céu no mesmo ponto) e que o ciclo médio entre os dois é de 28 dias, não sendo por acaso, portanto, que o ciclo menstrual feminino dure em média 28 dias.
É preciso considerar, então, a rotação de 365 dias da Terra ao redor do Sol, que a lua gira em torno da terra 13 vezes por ano e que essa rotação de 365 dias se divide de forma natural em 13 seqüências de 28 dias cada uma, que correspondem às 13 lunações que se sucedem durante um ano solar, mais um dia extra, que é conhecido como o fator mais um e corresponde ao dia 25 de Julho no calendário gregoriano, o "Dia-Fora-do-Tempo". Foi assim que se construiu o calendário de 13 luas de 28 dias.
Infelizmente, o calendário gregoriano não considera nada disso e, o que é pior, não traz em si o aspecto espiritual ou energético do tempo, que é o Módulo Harmônico, a freqüência de tempo universal 13:20. Além disso, o seu aspecto físico e incorreto: os meses têm períodos com diferentes medidas: 28, 30, 31 dias e, de 4 em 4 anos, 29 dias. Ele não é conhecido pelo Universo como medida de tempo. É irreal e mecanicista e nos induz a pensar a agir como máquinas, escravizando-nos ao estigma "Tempo é Dinheiro". Tempo não é dinheiro. Dinheiro é coisa criada para facilitar a troca com outras coisas. O tempo é divino. O tempo pressupõe unidade, ordem, beleza, harmonia, igualdade, autonomia. TEMPO é ARTE! É a arte de criar a vida. O tempo recicla a vida e a vida recicla o tempo. Vivendo no tempo correto, vamos reconstruir o nosso Paraíso, nosso lindo planeta azul, multicolorido por natureza, a nossa casa!
O local é Aqui e o Tempo é Agora!
Que tal aproveitar e participar dessa magnífica oportunidade de substituir urgentemente o calendário gregoriano pelo padrão correto de medida do tempo, que é o calendário de 13 luas de 28 dias, apresentado no Calendário da Paz, o Calendário do novo Tempo das paginas 16 a 41 ou no site: www.calendariodapaz.com.br?

Texto retirado e copiado do Calendário da Paz o Calendário do Novo Tempo de 13 luas de 28 dias, www.calendariodapaz.com.br, do Ano Tormenta Cristal Azul (período 26.07.2004 à 25.07.2005 pelo calendário gregoriano)
Repassado e divulgado por:
Peter Braun - Simpatizante do movimento mundial de Paz e de mudança para o Calendário de 13 Luas de 28 Dias
Ano Mago Lunar Branco
Lua Espectral da Serpente





ESPECIAL RUNAS


Runas

As Runas já existiam no norte da Europa, bem antes do aparecimento do cristianismo. E o conhecimento acumulado foi transmitido de geração a geração, mas, apesar disso, jamais foi monopolizado e concentrado em poder de um único grupo fechado e por isso difundiu-se.

Suas "letras" são símbolos sagrados, cada uma com uma força astral típica, uma energia individual e característica. Quando se está lendo o futuro ou praticando alguma magia com várias Runas, elas criam um campo vibratório próprio estimulando a intuição de quem as manuseia.

Dependendo da intuição de cada um, as Runas podem revelar uma linguagem própria a cada um que as manusear, fazendo com que, cada um tenha o seu próprio modo de manusear o oráculo.

As Runas estão aí para quem se interessar, geralmente você não escolhe as Runas, e sim, elas o escolhem. Há uma sintonia com o campo vibracional das Runas com o de quem as manuseia. É sempre um momento muito especial, mágico, surpreendente.

Sempre que for usar as Runas, peça orientação e permissão às Deusas do Destino e procure ter um momento de relaxamento e concentração para que se possa estabelecer um canal de ligação íntima entre você, as pedras e as Deusas do Destino. Deixe a energia fluir livre e naturalmente.
Procure fazer perguntas claras e objetivas, como por exemplo: O que devo esperar de fulano? E a minha saúde, o que tem a dizer? Pode ter certeza que a resposta do oráculo será direta, porém, fazendo com que você analise bem a situação à sua volta.

Aqui você encontrará a descrição para leitura de sua Runa.

FEOH (fehu)
Deus regente: Freyr
Signo: 06 a 20 de abril
Significado: Gado / Bens
Mensagem: Enriquecimento
Regentes Planetários: Vênus e Lua

Esta runa está ligada ao poder, posses e riqueza, possíveis através de investimentos e ganhos por correta administração. Realizações materiais e espirituais. Renovação interior. Ela sempre se relaciona com a matéria, dinheiro, prosperidade, enriquecimento mesmo nos aspectos não materiais, uma conquista, vitória em assuntos financeiros, e para não se converter num fardo, o dinheiro deve ser partilhado, pois do contrário WYRD não favorecerá o avarento na vida futura. Pode também significar ganhos emocionais, aumento dos sentimentos e amor, conclusão de projetos e recompensa pelos esforços. FEOH indica algo ganho por meio do dispêndio da própria energia. Uma conquista mais que um presente. Alguma coisa pela qual se lutou ou se empenhou, ou seja, obstáculo superado com sucesso. A menos que as outras runas que formam a jogada sejam realmente negativas, a distribuição normal de FEOH sugere que o consulente finalmente vencerá as forças adversárias, em especial quando cai na posição do Resultado.
Em situação amorosa, significa que uma declaração de afeto será bem recebida se o consulente criar coragem para fazê-la. Pode indicar que o consulente está atravessando um período em que deve conservar suas reservas físicas e/ou materiais.
Com projetos já iniciados, sucesso, porém, se ainda está planejando, aguarde.
Quando acompanhada de runas negativas, adverte para não se trocar de posição durante o desenrolar dos fatos, embora , preveja com freqüência, sucesso no que está ocorrendo. FEOH indica para não desistir de uma situa-ção enquanto houver possibilidade de vitória.

INVERTIDA: significa pobreza material ou espiritual, problemas financeiros, encerramento de projetos, frustração e instabilidade física e emocional. Nas questões relativas ao amor e casamento, significa problemas e aborrecimentos emocionais, podendo haver um (a) rival. É sinal de discórdia e argumentos que conduzirão a falta ou ruptura de harmonia. Algumas vezes pode culminar numa separação. Junto a runas positivas poderá indicar que tais rupturas são apenas temporárias, atraso. Ao lado de Runas negativas, o plano já iniciado, deverá ser esquecido, pois não haverá sucesso, não importa o que se faça.

Uso como Amuleto: Reforça os poderes psíquicos; serve como canal de transferência ou projeção de poder; captação dos poderes dos astros para a esfera pessoal; promove a evolução pessoal/social e o aumento dos bens.
Árvore: Sabugueiro
Pedra: Cornalina (boa sorte e fertilidade); Turmalina Verde (transferência de energia para a esfera pessoal); Âmbar (vitalidade)
Cor: Vermelho-claro

UR (uruz)
Deus regente: Tyr
Signo: 21/4 a 06/5
Significado: Bisão
Mensagem: Passagem
Regente planetário: Marte passivo
Esta runa representa testes (de força, de integridade, de coragem), responsabilidades e consciência, sucesso profissional, oportunidades que surgem em meio a dificuldades. Iniciação espiritual, renascimento, mudanças benéficas, mesmo através de sofrimento, com processo em negócios. Liberação de velhos condicionamentos, traumas... UR representa mudança súbita ou dramática nas circunstâncias, porém é uma mudança natural, são mudanças que não devem e não podem ser evitadas. Ur indica que um desafio está pela frente. Se você encarar a situação com força e determinação, o sucesso está garantido. Boa sorte e sucesso numa carreira, pode haver uma promoção. UR representa a capacidade da pessoa firmar-se na vida e fazer bom uso do poder do Destino, essa pessoa é o buscador que palmilha sem medo a senda espiritual para afrontar os desafios e obstáculos que os deuses colocarão diante dela. É excelente indício quando essa runa aparece na posição usual para responder perguntas relativas à saúde, pois significa grande força e poderes naturais de resistência, recuperação de saúde. UR indica a necessidade sexual masculina, e sugere a existência de paixão fluindo alto no lado masculino. É preciso força de vontade para produzir mudanças duradouras e efetivas.

INVERTIDA: Problemas de saúde, insuficiência pessoal, desapontamentos, negócios enfraquecidos. Gasto inútil de energia, estar imerso em batalhas perdidas, falta de preparo para enfrentar uma situação, estar numa posição vulnerável. Porém não deixe escapar uma oportunidade de mostrar aquilo de que é capaz. Se UR vier acompanhada de RAD ou EOH, ela sugere que haverá direção para conduzir determinado assunto e conclusão bem-sucedida. UR invertida pode indicar uma reviravolta infeliz dos acontecimentos. Apesar das aparências contrárias, os acontecimentos podem virar para melhor se UR cair com runas positivas. Denota também baixa vitalidade, que pode ser responsável por uma doença ou um fator que contribua para esse mal. Além disso, para consulentes masculinos, pode indicar problemas médicos ou psicológicos de natureza sexual.

Uso como Amuleto: Serve para formar e moldar circunstâncias criativamente através da vontade e da inspiração; cura e manutenção da boa saúde física e mental; proporciona situações afortunadas (muito usada como talismã); indução das correntes magnéticas da Terra (as "Veias do Dragão"); realização da causalidade; conhecimento e compreensão do Self.
Árvore: Bétula
Pedra: Olho-de-Tigre (traz coragem, confiança e força)
Cor: Verde-escuro


THORN (Porn/Thurisaz)
Deus regente: Thor
Signo: 07 a 21 de maio
Significado: Deus Thor / Espinho
Mensagem: Vencer dificuldades
Regente planetário: Júpiter ativo
Representando a própria pessoa do Deus Thor, traz para a mesa do oráculo um protetor invencível, que proporciona o conhecimento prévio do perigo, ajuda a transpor obstáculos e anuncia sorte em todos os assuntos, temperamento explosivo e atitudes impensadas (que, se for mal administrada, pode levar a perdas posteriores). Proteção. Uma decisão importante a tomar. Boas notícias de longe. É uma runa de sorte que significa ajuda inesperada e proteção, principalmente se cair junto a YR ou EOLH. Algumas vezes, em jogadas afortunadas anunciará um golpe de boa sorte totalmente inesperado. Por vezes virá sob a forma de assistência de um parente, amigo ou superior, mas com freqüência é um verdadeiro “golpe inesperado de sorte”, é como estar no lugar certo na hora certa. Um aviso de THORN: intere-se da situação e fortaleça sua posição antes de tentar progredir mais. É momento para árduo trabalho. Não se reporte ao passado, com mágoa. É tempo de ter aprendido com ele. Esta runa pode ser um aviso: talvez você esteja muito confiante e convencido de suas capacidades, negligenciando os cuidados necessários com a situação. Em certas jogadas, sugere que o consulente caminha na posição errada, e as runas associadas indicarão se esta direção está ligada a negócios, emoções ou finanças. Neste caso, o melhor é esperar pelo término do período indicado no jogo e isto é aplicado quando THORN está associado ou circundado por HAGALL, NIED ou IS. Se cair associado com ANSUR, JARA ou MANN, deve-se procurar ajuda profissional como um médico, advogado,...Boas notícias de longe.

INVERTIDA: egoísmo, dificuldade de ouvir conselhos e aceitar ajuda, teimosia, dificuldade de enxergar os riscos da situação em que se encontra. Uma decisão apressada será tomada. Pode ocorrer perda súbita. Más notícias. Sua sorte está acabando. Decepção consigo mesmo. Você terá mais dificuldade de fazer o consulente ouvir seu conselho. O consulente pode temer que um seu protegido (aluno, filho,...) falhe em algum teste ou prova e que esse fracasso reflita sobre ele próprio como administrador, professor ou instrutor. Em qualquer caso, podemos dizer que THORN invertida pressagia o início de um período sem sorte, sendo o cuidado e a prudência a ordem do dia. Aguarde os acontecimentos.

Uso como Amuleto: Defesa ativa; destruição dos inimigos; maldição; o despertar da vontade de agir; preparo para a geração em todos os sentidos; magia para o amor; conhecimento da divisão e da unidade de todas as coisas.
Árvore: Carvalho
Pedra: Ágata (proteção); Hematita (força e coragem para o combate)
Cor: Vermelho-forte


ANSUR (ansuz / Oss)
Deus regente: Bragi
Signo: 22/5 a 06/6
Significado: Boca/Deus
Regente planetário: Mercúrio
Mensagem: Aprendizado
Esta runa indica que uma experiência surpreendente aguarda você. Refere-se à fala, comunicação, transmissão de conhecimentos, estudos, trabalho mental e administrativo bem sucedido, intermediários, advogados e parceiros. Anuncia sucesso em exames, entrevistas, teses e reuniões, ampliação da cultura e conhecimentos técnicos e criativos. Facilita as novas idéias. Indica a chegada de avisos ou sinais inesperados. Também pode significar um encontro com alguém que lançará uma nova perspectiva em alguma situação. Herança. Como Mercúrio governa os movimentos e as viagens, na sua esfera ativa, em algumas ocasiões esta runa pode indicar viagem a ser feita pelo consulente para obter notícias de parentes (junto a BEORC pode ser pai, mãe ou filhos, se for JARA pode ser seu advogado ou procurador, se for OTHEL um parente idoso) ou com fins educativos. Pode significar um teste, como entrevista ou qualquer tipo de teste oral, escrito ou prático, e ANSUR indica que o consulente conseguirá realizá-lo ou que passará no exame, saindo-se muito bem. Também indica que o consulente receberá um bom conselho imparcial e honesto ou treinamento especializado.
INVERTIDA: anuncia o mau uso da palavra e do conhecimento: fofocas, mentiras, falta de comunicação, discussões, falsificação de documentos, provas falsas, perda de documentos, fracasso em entrevistas e trabalhos mentais. Mau conselho de alguém que tenciona lhe prejudicar. O consulente definitivamente, não deve acreditar em nada do que ouve ou lê e deve buscar uma segunda opinião em todos os assuntos de importância. Pode significar também viagem desperdiçada, mau uso do conhecimento e da sabedoria ou problemas nos estudos. O consulente também pode estar se recusando a aprender as lições da vida. O consulente é um eterno estudante, onde deseja acumular mais e mais conhecimento sem a intenção de passá-lo adiante.

Uso como Amuleto: Aumento dos poderes mágicos ativos e passivos; desenvolvimento das habilidades clarividentes, do dom da palavra magnética e convincente, do poder de sugestão e hipnose; aquisição de conhecimento criativo; inspiração e êxtase; comunicação divina; afastamento da morte e do temor.
Árvore: Freixo
Pedra: Lápis-lázuli (estabelece uma ponte entre o humano e o Divino)
Cor: Azul-escuro


RAD (Raido)
Deus regente: Nornes
Signo: 07 a 21/6
Significado: Roda de carro
Mensagem: Mudança
Regente planetário: Mercúrio e o Nodo Norte
Mudanças, evolução, mudanças de local ou cidade, indica que planos de viagem serão concretizados e os já empreendidos serão bem sucedidos. Uma viagem ou dia santo trará felicidade ou progresso em direção às metas da vida. Situações que, embora possam melhorar, podem ser transitórias, pois a roda sobe mas depois tem que descer para iniciar uma nova volta. Comunicação psíquica, telepatia, premonição... Pela ligação de Mercúrio com a palavra falada, RAD denota também que o período é propício para debates e negociações. Sendo de bom augúrio indica que o consulente pode prosseguir confiante em seus planos. No plano espiritual, promove a grande viagem de resgate do Self, vivida no processo de individualização. Esta runa mostra que você está prestes a embarcar em uma jornada, externa ou interna. Se a jornada for para dentro, acredite que será iluminada e produtiva. Denota também viagem de lazer, pode ser visita a amigos, feriado ou viagem concluída com comemoração. Algumas vezes significa viagem segura sem atrasos, perigos ou frustrações e ao invés de amigos ou celebração na chegada, pode indicar companheiros de viagem alegres. Indica também mensagem positiva inesperada ou súbita e pode chegar num momento inesperado. Em negociações será acordada uma solução satisfatória e benéfica para os dois negociadores. Qualquer ação considerada pelo consulente deverá ser executada agora, pois essa runa é de bom augúrio. RAD indica que o momento é bom para comprar ou vender. Período de pensamento lógico. Quando faz par com outra runa de negócio ou dinheiro, pode pressagiar viagem de negócios. Por causa da regência do Nodo Norte, deve-se ler com cuidado todos os documentos ou contratos e deve assegurar que as palavras significam exatamente aquilo que está entendendo, provavelmente outras runas indicarão onde está o perigo. Por exemplo, se vier com PEORTH invertida indicará rompimento de compromisso; se vier com EOLH invertida o consulente corre perigo de ser liquidado.

INVERTIDA: Desencontros. Podem ser mudanças infrutíferas, ou para pior; falta tempo para finalizar o ciclo de instabilidade em que o consulente está vivendo, pode faltar objetividade, mas o tempo todo existe a consciência de que a sorte vai mudar brevemente. A necessidade de fazer uma viagem surgirá num momento inconveniente. Com freqüência significa uma viagem súbita para visitar um amigo ou parente doente, ou então amigos ou parentes decidem aparecer para uma visita em época inoportuna. Para o viajante, pode indicar dificuldade no trânsito: atrasos, acidentes, batidas, caminho não encontrado, perda de bagagem, todo tipo de problemas que surgem em viagens. Não importa o quanto qualquer plano estejam bem fundamentados, alguma contingência fortuita fará com que não dêem certo. Cancelamento de compromissos. O consulente será o provável perdedor nas transações comerciais, algumas vezes por fraude deliberada, outras por não assumir uma atitude profissional condizente. Controlar as emoções, pensamentos antes de falar, será de bom proveito.

Uso como Amuleto: Fortalece as habilidades rituais e sua experiência; acesso ao aviso interior; aumenta a consciência de processos naturais; atua na combinação de ritmos pessoais (internos) e exteriores; obtenção de justiça de acordo com o direito.
Árvore: Carvalho
Cor: Vermelho-claro forte
Pedra: Turquesa (indica o melhor caminho rumo a um objetivo); Jacinto (assegura bons relacionamentos sociais/cooperação)


KEN (kano / Cen)
Deus regente: Loki
Signo: 22/6 a 07/7
Significado: Tocha
Mensagem: Criatividade
Regente planetário: Marte e o Sol
Traz mensagens de abertura, visualização, criatividade, convites, novas realidades e situações ou a compreensão clara de situações que antes nos angustiavam. É uma runa excelente nos casos em que se pergunta sobre saúde, pois sempre anuncia a cura e reinício da vida normal. Fim dos problemas e dos obstáculos. A liberdade e a felicidade em relacionamentos, onde pode representar uma nova pessoa que ilumina os dias do consulente, um novo relacionamento emocional. No contexto sexual, KEN significará o homem, independentemente do sexo do consulente. Representa com freqüência o parceiro masculino ofertando ou oferecendo alguma coisa a parceira. Pode ser uma pequena lembrança ou um presente caro; um oferecimento de ajuda ou um pedido de casamento; ou mesmo um filho. Quando não encerra um aspecto sexual, o parceiro ativo é o que ocupa posição superior, a pessoa responsável, pode ser de pai para filho, de professor para aluno, de empregador para empregado, onde é ofertado o mesmo significado existente em relacionamento de amor. KEN representa energia, força, luz, poder e positividade, inclusive energia criativa para o consulente, respondendo por todas as formas de positivismo, trazendo uma influência protetora, um sinal de sorte, indicando um período no qual o consulente está protegido das dificuldades e desprazeres da vida ou essa proteção pode indicar que ele não será testado além de suas capacidades físicas e mentais. É um dos símbolos mais úteis que pode aparecer em determinada jogada quando o consulente está atravessando qualquer tipo de dificuldade. KEN junto a BEORC, ING ou HAGALL pressagia, geralmente um nascimento físico e junto a ANSUR, RAD, WYNN, EOLH, indica capacidade lingüística ou artística, trabalho criativo inspirado pelo amor físico. Esta runa ensina que além de progredir individualmente no caminho espiritual, ele deve deixar sua luz interior brilhar a fim de iluminar a vida daqueles que ainda se encontram nas trevas da ignorância. Boas coisas vindo para a sua vida. Boa hora para começar algo novo. Se você fez alguma proposta a alguém, está para receber uma resposta. Isto é verdadeiro para relacionamentos amorosos também. Você pode estar sendo solicitado a usar sua sabedoria interior para ajudar alguém a enxergar o caminho.

INVERTIDA: Torna-se difícil visualizar o problema com clareza, falsas oportunidades aparecem, relacionamentos se esfriam e o vigor físico diminui. Perda de prestígio social. Em vez de “novo ou início” sugere “fim ou término”, em vez de presente ou oferecimento, sugere perda ou cancelamento da oferta. Pode indicar perda de um amor, amizade, emprego, posição ou perda de poder. Sugere sempre perda de alguma coisa que o consulente dá grande valor. Quando com runas positivas, as perdas podem ser transitórias, se for amor, haverá uma reconciliação, se for emprego, logo surgirá outro, se for algo de grande valor, também será recuperado. Com runas que denotam atraso, como IS, OTHEL invertida ou NIED, KEN invertida, algumas vezes indica que a perda ou extravio de algum item, provocará atraso ou agirá como um obstáculo ao progresso, acompanhado de ansiedade. Quando aparece referente a relacionamentos, revela com freqüência que duas pessoas cresceram em separado ou, que um dos parceiros superou o outro. Pode significar que uma criança já cresceu e não requer mais o controle paterno, ou que o aluno se igualou ou superou o mestre, e não tem mais nada a aprender desta fonte. Nas questões relativas ao amor, a casais ou a grandes amigos, Ken invertida junto com NIED indica que o consulente está enredado numa situação fracassada, incapaz de aceitar que foi submetido a uma alteração radical. Deve-se mostrar ao consulente que qualquer tentativa para manter o relacionamento só trará aborrecimentos e infelicidade para ambos.

Uso como Amuleto: Reforço das habilidades em todos os campos; inspiração criativa; maior polarização como instrumento de operações mágicas; operações de regeneração e cura; trabalho para o amor (principalmente sexual).
Árvore: Pinheiro
Cor: Vermelho-claro
Pedra: Ágata de Fogo (ligação com as energias criativas da Terra); Quartzo Fumê (estimula e purifica o chakra base ou raiz)


GEOFU (Geibo / Gebo)
Deus regente: Freyja
Signo: 08 a 22/7
Significado: União / Presente
Mensagem: Amor
Regente planetário: Vênus
Força mágica, liberdade e espiritualidade. Representa um nó que ata duas pessoas de forma harmoniosa e equilibrada, união, sociedade, companheirismo, partilha, relações amorosas, todas positivas e bem sucedidas. Casamento. Interiormente, esta runa pode indicar um aviso, mostrando que algum presente - seja dinheiro, amor ou sabedoria - está chegando até você. Mas presentes não vêm de graça: você deve retribuir a generosidade. Neste senso, a runa revela a lei do carma: você colhe o que planta. Por isso, não ignore as responsabilidades que vêm com o ganho. No entanto, deve-se ver se, na questão do consulente, existe algum assunto relativo à dependência, pois esta runa indica coisas que as pessoas só conseguem fazer em parceria. Amor correspondido e a consolidação de um relacionamento. Pode significar num jogo, união ou sociedade de algum tipo, negócios ou união de amor. Presente de qualquer valor. No entanto, é mais comum que indique um importante desenvolvimento num relacionamento emocional. Sentido de paz e contentamento em alguma situação e, onde havia dificuldade, alívio. Quando GEOFU cai na posição de resultado, sempre é um bom sinal. Sempre observe as runas ao redor e ouça a sua intuição, pois, muitas vezes, GEOFU só indica o motivo da consulta.

Uso como Amuleto: Magia sexual; iniciacão mágica sexual; união mística; aumento dos poderes mágicos; harmonia entre irmãos e amantes; influência mágica nos mundos humano e Divino; aquisição de sabedoria.
Árvore: Freixo ou Olmo
Cor: Azul-profundo
Pedra: Esmeralda (equilíbrio dos aspectos físico, mental e emocional); Jade (pureza e serenidade; desenvolve a capacidade de amar)


WINN (Wunjo)
Deus regente: Weiland
Signo: 23/7 a 07/8
Significado: Glórias / Alegrias
Mensagem: Alegria
Regente planetário: Vênus e Saturno
No mundo material, significa que você terá sucesso na sua presente situação. Representa a coroa da vitória, glórias, sucesso, fama e honrarias. Representa também sabedoria, discernimento e poder de decisão sobre suas próprias questões. Para qualquer tipo de pergunta, uma resposta de sucesso, vitória e realização de desejos, ganhos, situações em que se vence pelo raciocínio, sabedoria e trabalho, e não pela intuição. Pela amizade entre Vênus e Saturno, WINN sempre representará alegria e felicidade que chega para o consulente, sendo um excelente presságio para uma consulta, especialmente na posição do resultado. A praticidade e a obstinação de Saturno, exercem um efeito estabilizador sobre a leviandade de Vênus, de modo que, quando combinada com outras runas que significam romance, WINN pode indicar felicidade emocional e afeição profunda e duradoura. Transformação da vida para melhor. O aparecimento de WINN em determinada jogada, pode indicar algumas vezes que o consulente ou a pessoa em referência é um artista, um artesão ou artífice. Boas notícias de longe (até mesmo do estrangeiro); se vier com uma runa que representa viagem, WINN denota que as viagens ao estrangeiro terão sucesso. Felicidade. Transformação da vida para melhor. Usando a analogia de Saturno, Wynn significa ao mesmo tempo uma conclusão e um início. Você alcançou o topo da montanha e comemora - mas, de sua nova posição, enxerga mais além, e agora deve se lançar em busca do topo das outras montanhas.
INVERTIDA: sensação de impotência, situações sem solução, sentir-se preso ou restringido, frustração e atraso, desfecho negativo para qualquer pergunta que o consulente tenha feito. Infelicidade. Perda de afeição de pessoas amadas. Quando se referir a uma viagem, indica aborrecimentos durante seu transcorrer ou que não será bem sucedida. Quando se referir ao trabalho, o consulente não será feliz no emprego atual. Quando se referir ao amor ou negócios, pode esperar por um desapontamento, pois uma terceira parte causará problemas. Cuidado com condutas dupla ou acordos clandestinos engendrados pelos opositores. Quando WINN invertida aparece, sempre tenha muito cuidado, o consulente deverá adiar qualquer decisão importante. Procure dominar sua ansiedade. Possibilidade de crises e de infelicidade emocional. Honestidade e justiça, bem aplicadas, lhe farão bem.

Uso como Amuleto: Reforça laços e coesões; invocação de amizade e harmonia; afasta a alienação; felicidade e bem-estar, relacionamento de laços e multiplicidade de relacionamentos de todos os tipos; "acabamento" em rituais que envolvem runas de significado específico, reforçando-os.
Árvore: Freixo
Cor: Amarelo
Pedra: Topázio (traz alegria); Quartzo Rosa (abre o coração)


HAGALL (Haegl / Hagalaz)
Deus regente: Gigantes
Signo: 08 a 22/8
Significado: Granizo
Mensagem: Interrupção
Regente planetário: Saturno passivo
Esta é a runa da esperança e paciência. Denota limitação, e significa que existe algo ou alguém no caminho da realização do que você deseja. Anuncia restrições, obstáculos, lutar contra forças superiores, sofrer interrupções ou complicações legais. Em geral, são situações em que não se tem qualquer domínio sobre a evolução das coisas, e se é forçado a resignar ou ter paciência devido à demora. Você pode experimentar um impedimento que o pegará de surpresa. Pode ser algo no plano físico, como uma súbita doença ou gravidez não planejada. Se você esta enfrentando uma situação assim, resista ao impulso de reclamar e se fazer de vítima: ao contrário, procure tirar uma lição positiva. Nem todos os atrasos e obstáculos são, necessariamente, negativos, muitas vezes descobrimos que este obstáculo nos salvou de algum desastre. Compreender a vida num universo material impõe certas limitações naturais sobre nós. Aprendendo a viver com essas limitações, seremos felizes. Representa todos os acontecimentos que estão fora do controle do consulente e podem ser bons ou maus. Algumas vezes revela que o futuro do consulente repousa nas mãos de outra pessoa ou de um grupo de pessoa como diretores, conselheiros, corte de justiça,...e o consulente muitas vezes fica sabendo da resposta através de correspondência oficial. E já que essa runa indica a interferência de uma força impessoal na vida do consulente e como a maioria das pessoas reage negativamente a ser tratada de forma impessoal, HAGAL com freqüência assume um significado de mau agouro. Representa uma força de interrupção, com referência a áreas da vida a que se não pode atribuir responsabilidade específica no planejamento do futuro. Os acontecimentos anunciados por essa runa, em geral, sucedem de maneira súbita e inesperada para o consulente, podendo constituir um choque ou uma surpresa, as outras runas é que vão dizer se a surpresa será agradável ou não. Como esta runa está fortemente ligada à natureza e aos acontecimentos naturais, HAGAL algumas vezes indica um aconteci-mento natural de interrupção, como doença, morte, casamento ou nascimento. Essa interrupção perdurará por todo o período do jogo (se a jogada for Portão do Céu, perdurará por todo o mês em que HAGAL cair, se for a runa do centro, por todo o ano).
Numa jogada mais afortunada, pode significar uma interrupção mais que uma ruptura, após a qual tudo continuará como antes. Isso acontece em especial quando HAGALL tem como par runas que significam atraso como IS, NIED ou OTHEL invertida. Algumas vezes a ruptura prevista poderá ser feliz ou trazer condições favoráveis para a vida do consulente, desviando de um curso de ação desfavorável ou de um sucesso moderado para outro bem melhor, mesmo quando o consulente, na época, lamente o ocorrido. Um dos eventos naturais que esta runa preside é o nascimento e muitas vezes significa fertilidade da mente ou do corpo quando tem como par runas de criatividade, como KEN e TIR ou com outra de fertilidade como BEORC, LAGU ou ING. HAGALL tendo como par FEOH ou JARA, indicará um retorno com sucesso por meio de trabalho duro e esforço, mas combinada com PEORTH poderá significar ganho em loteria, corrida de cavalo ou competição, ao passo que com FEOH ou PEORTH invertidas, significará fracasso em seus respectivos campos.

Uso como Amuleto: Integração e balanço (= equilíbrio) de poder; experiência e sabedoria mística; proteção.
Árvore: Teixo ou Freixo
Cor: Azul-claro
Pedra: Ponta de Quartzo Transparente (concentra a energia em um único ponto; ajuda a focalizar o melhor caminho para romper velhos hábitos ou estabelecer novos)


NIED (Nyd / Nauthiz)
Deus regente: Hella
Signo: 23/8 a 07/9
Significado: Necessidade / Sacrifício
Mensagem: Pobreza
Regente planetário: Saturno ativo
Você pode estar enfrentando uma situação que não vai mudar com ações drásticas: é preciso paciência, persistência e precaução, ou seja, todas as qualidades que sugerem ação lenta e deliberada por um período relativamente longo. As forças em ação são muito fortes, e pesadas demais para serem movidas com pressa. Indica que tudo tem seu tempo certo. Em assuntos do coração, NIED não é um bom augúrio, já que representa frieza e distanciamento. Pode, no entanto, demonstrar que você está querendo diminuir esta frieza. No nível espiritual, significa crescimento através de um caminho árduo. Saturno é sempre um mestre rigoroso, e pode demandar grande sacrifício. No entanto, a privação pode ser um bom aprendizado. Força interior é construída não da resistência às vicissitudes da vida, mas da aceitação a elas.
Esta, entre todas, é a runa que mais atrasa qualquer projeto, ou mais indica dificuldades na solução de problemas, embora ainda existe uma possibilidade remota de que o projeto do consulente se desenvolva posteriormente. No corpo físico, anuncia baixa vitalidade e queda de resistência. Pode indicar falta de vitalidade, de dinheiro ou de recursos. A menos que NIED saia com runas negativas, não é uma indicação de fracasso, em especial quando o consulente deseja empenhar-se com paciência para atingir seus objetivos. Muitas vezes essa runa indica um problema antigo ou uma doença crônica. Com runas positivas, pode revelar que o problema está para ser resolvido no todo ou em parte, ou que a doença será curada ou pelo menos, aliviada em futuro próximo. Em todas as perguntas do tipo “devo fazer isto ou permanecer como estou” NIED significa que deve permanecer como está. NIED sempre indica que o consulente está atravessando uma situação de aprendizagem. Em geral o que ele está aprendendo é a ter paciência para não recuar diante de um trabalho até que esteja realizado. Como uma runa de Resultado. NIED em geral indica ausência de sucesso a menos que seja precedida de símbolos muito afortunados. Urge precaver-se contra a cobiça.

INVERTIDA: esta é sua forma mais negativa, a mais negativa de todas as runas, anuncia pobreza, carência, necessidade, falta, doenças crônicas, sofrimento e aprisionamento em situações extremamente restritivas. Não aja precipitadamente. Um julgamento precipitado leva ao desastre. Invertida, muitas vezes revela que o consulente está empregando um curso de ação impróprio ou mal orientado. Poderá estar fazendo alguma coisa contra os conselhos dos mais velhos ou dos mais experientes, ou contra sua própria consciência; mas, seja o que for, ela o está conduzindo ao caminho da degradação e da ruína, porque a inversão de NIED simboliza o fracasso inevitável que conduz ao sofrimento, à depressão e à melancolia. Quando é par de WYRD ou JARA, muitas vezes indica um erro do passado, cuja a reparação deve ser feita agora. Algumas vezes essa runa revela que o consulente será tratado da mesma forma por que tratou os outros, enquanto em outras indica que será chamado a pagar seu débito com a sociedade. Há que controlar seus impulsos, esforçando-se para pensar positivamente. Paciência, em dose certa, será bom

Uso como Amuleto: Superação da angústia; desenvolvimento da vontade mágica; desenvolvimento de poderes espirituais; uso da força da resistência sobre a vontade com propósitos mágicos; inspiração; elimina o ódio e as disputas; ajuda a criar uma necessidade de ordem; proteção; adivinhação.
Árvore: Faia
Cor: Preto
Pedra: Obsidiana (mostra ao Ego de modo rude e muitas vezes grosseiro o seu devido lugar e o que precisa para mudar e avançar para o próximo passo de desenvolvimento evolutivo).


IS (Isa)
Deus regente: Mimir
Signo: 08 a 22/9
Significado: Gelo
Mensagem: Atraso, espera
Regente planetário: Júpiter passivo
Representa o gelo. Esta é uma runa neutra, que indica atrasos e congelamento de planos. limitações de espaço, local, casa ou imóvel; se o assunto é um relacionamento, esta runa significa que a outra pessoa não está interessada ou engajada nesta relação, em geral, indica uma separação, muitas vezes combinada com sentimentos de desgosto e ressentimento. Também pode indicar que o relacionamento esfriou e está difícil fazer a quentura retornar. Esta é uma runa de aviso. Cuidado com deslealdade e traição de quem você tinha como amigo ou se dizia seu amigo. Algumas vezes a deslealdade e a traição é da parte do próprio consulente. Períodos de inatividade, dormência, atrasos temporários e retardamento de planos podem ocorrer. A runa IS indica que os planos devem ser "congelados" no momento para se atuar no tempo apropriado. Um obstáculo ao progresso. Na posição de resultado, essa runa sempre significa obstáculos temporários que serão selecionados, mas por enquanto deve sentar e esperar pelo curso dos acontecimentos.

Uso como Amuleto: Desenvolvimento da concentração e da vontade; contração/redução/ parada das forças dinâmicas não desejadas; integração do Ego com o sistema multiversal equilibrado; poder de controle sobre outras criaturas.
Árvore: Amieiro
Cor: Preto
Pedra: Gema de Sílica ou Diamante Herkimer (liberam tensões emocionais ou áreas congestionadas)


JARA (Jera / Ger)
Deus regente: Martelo de Thor
Signo:23/9 a 07/10
Significado: Colheita/Recompensa
Mensagem: Justiça
Regente planetário: Mercúrio neutro
Representa a colheita, abundância, o que se obteve através do trabalho, o que se mereceu. Fertilidade, geração de filhos, idéias, projetos... Pode aparecer quando o assunto envolve justiça (todos os assuntos legais ficam sob a sua proteção), juiz, karma, mas note que nem sempre quer dizer que o consulente terá sucesso, ele terá justiça (se não fez por merecer a recompensa, sairá perdendo de alguma forma). Anuncia o encerramento de qualquer disputa, processo, pendência e divergência.
É uma runa de previsões benéficas quando sai na posição de resultado, portanto espere bons resultados de qualquer empreendimento ou atividade na qual está empenhado, a menos que as runas associadas sejam extremamente infelizes. Numa jogada negativa, JARA na posição de resultado sugere que o fracasso imputado pelas runas associadas pode ser evitado, no todo ou em parte, mediante maior empenho do consulente.
Como par de HAGALL, NIED ou WYRD, JARA com freqüência indica que o consulente está tentando seguir na vida um caminho para o qual não está adaptado, provocando com isso o destino. Interiormente, esta runa pode indicar inquietude. Talvez você esteja dividido por emoções conflitantes, mas esta confusão tende a ser resolvida. JARA é obviamente uma runa dupla, significando “colher o que plantar”. Jará pode fazer referência a qualquer contrato legal ou documento como contrato de trabalho, arrendamentos, casamento, testamentos. Quando associada a ANSUR ou MANN, pode significar o conselho legal de um advogado ou procurador, mas também pode indicar a pessoa chamada para fazer um julgamento em assunto profissional, como um médico ou gerente de banco.
Jará representa o crescimento, a fertilidade, o renascimento e a regeneração. Espiritualmente, significa o fim de um ciclo obscuro na autoconsciência do consulente e o começo de um estágio mais positivo. Os eventos que ocorrem sob o influxo desta runa têm um desenvolvimento moroso. Simboliza o final de um ciclo e o princípio de outro, que conduzirá o consulente para mais perto de sua meta. Essa runa nos ensina que se semearmos corretamente obteremos a colheita justa, de acordo com as leis cósmicas. Advertência no sentido de não falar mal dos outros nem julgá-los antes que se conheçam todos os fatos

Uso como Amuleto: Fertilidade; criatividade; paz e harmonia; iluminação; realização do mistério da circun-ferência onipresente (=a totalidade de um ciclo); trazer outros conceitos a uma realização material.
Árvore: Carvalho
Cor: Azul-claro
Pedra: Ágata Musgosa (sintoniza quem a usa com as forças da natureza, ajudando o metódico a entrar em contato com seu lado intuitivo e o criativo a canalizar suas energias de modo mais prático).


Yr (eihwaz)
Deus regente: Sacrificio de Odin
Signo: 08 a 22/10
Significado: Teixo
Mensagem: Reflexão, morte
Regente planetário: Júpiter e o Nodo Sul
Esta runa tem o significado simbólico da reflexão, abnegação, sacrifícios por causas importantes, ou o aparecimento de um sábio que irá nos instruir, orientar ou organizar nosso trabalho para que os problemas sejam contornados. Toda vez que a pergunta envolve questões espirituais, esta runa aparece, pois ela representa a sabedoria e a experiência. Júpiter é um planeta protetor e também o regente de Sagitário, e por isso indica que o consulente está voltado para um objetivo viável, enquadrado dentro de suas capacidades e em conseqüência, não é provável que algo lhe impeça de alcançar o sucesso. Quando YR ocupa um lugar significativo no jogo, ela indica que a situação se reverterá a favor do consulente. Aparecimento de um novo amor. Os obstáculos surgem para testar a nossa força, a nossa combatividade ou para induzir-nos à reflexão. Não é hora de agir. Cultive a paciência e controle sua ânsia por resultados. Um outro significado está relacionado ao Nodo Lunar Sul, que significa um obstáculo ou uma pequena catástrofe que ou nunca se materializa por completo ou que, ao término, se mostra vantajosa ao consulente. As runas a seguir mostrará qual interpretação se adapta melhor. Se a runa associada a YR for totalmente negativa, pode indicar perigo de morte para o consulente ou alguém muito chegado.

Uso como Amuleto: Iniciação à sabedoria da Árvore do Mundo; realização do mistério da vida e da morte, libertando o indivíduo do medo da morte; desenvolvimento da resistência espiritual e da força de vontade; criatividade e visão espiritual; proteção de forças prejudiciais; aumento geral do poder pessoal; memória de existências passadas na corrente ancestral.
Árvore: Teixo
Cor: Azul-escuro
Pedra: Quartzo Fumê (canaliza a energia de luz branca do chakra da coroa para o primeiro chakra, criando uma base sólida para a manifestação dos planos espirituais no plano físico).


PEORTH (perth)
Deus regente: Nornes
Signo: 08 a 22/10
Significado: Copo de jogar dados
Mensagem: Revelação
Regente planetário: Marte e o Nodo Sul
Esta runa se associa ao emocional, ao processo espiritual, em atividade atuante, com mudança para melhor, boas surpresas, ganhos inesperados e lucros.Representa a revelação de mistérios ou segredos, o conteúdo oculto das coisas, a essência das coisas, ao contrário das aparências. Pode significar notícias agradáveis, ou "coincidências" que têm papel importante na resolução dos problemas do consulente; ganhos e presentes, loterias, sorte. Notícias agradáveis. O significado de PEORTH no jogo está ligado à idéia de revelação de alguma coisa não anunciada anteriormente. Indica algo escondido está para vir à tona. Talvez você tenha algum segredo - ou quem sabe o segredo pertence a alguém bem próximo de você, e esta runa está dando uma pista. Peorth tem, no entanto, conotações positivas, implicando que o segredo a ser revelado será de grande ajuda ou favorável a você. Pode também referir-se a um segredo que o consulente está tentando guardar (se refere a um segredo culposo), sentimentos, desejos, emoções contidas, podendo provocar o surgimento do nosso lado sombra, oculto. Esta runa tem ligação com o oculto e poderá revelar ocasionalmente que o consulente tem poderes mediúnicos. Com PEORTH nada depende de nós e sua atuação acontece no mais profundo de nós mesmos. Algumas vezes o consulente recuperará um artigo perdido; em outras terá uma segunda oportunidade num relacionamento, onde, estes assuntos serão resolvidos a seu favor; ou em sua carreira, ou mostrará o consulente utilizando uma possibilidade anteriormente ignorada ou negligenciada. Com runas negativas poderá prever o aparecimento de uma doença. Quando PEORTH vem junto a UR, KEN ou TIR (todas invertidas) pode indicar um relacionamento baseado puramente em atração sexual e destinado a consumir-se, se não for estabelecido outro ponto de contato. PEORTH representa muitas vezes um dinheiro obtido não por trabalho, especialmente quando associada a HAGALL ou WYRD, a Fortuna, a Senhora Sorte. Quando sai com JARA ou OTHEL, pode indicar herança. Algumas vezes essa runa indicará um presente em dinheiro e não uma conquista ou herança. Ganhos inesperados de uma fonte misteriosa. Haverá uma pessoa que age como guia espiritual na vida do consulente. Esta runa também representa os jogos, brincadeiras e festas: o lado leve da vida. Divirta-se!

INVERTIDA: surpresas desagradáveis podem ocorrer, ou pessoas que tiveram atitudes desonestas podem ser desmascaradas e expostas. Pode haver perdas financeiras ou de reputação. Há necessidade de recuar, para prosseguir. Não se deixe tentar pelas glórias do passado. Possibilidade de obstáculos Muitas vezes anuncia um desapontamento, e o consulente poderá ser traído tanto pelas circunstâncias como por pessoas, muitas vezes um amigo chegado. Não deverá emprestar dinheiro ou não investir dinheiro. Segredos do passado serão revelados. Um segredo familiar constrangedor exposto ao olhar público.

Uso como Amuleto: adivinhação; a colocação das forças rúnicas na corrente da lei nórdica; desenvolvimento de idéias e eventos como ato mágico.
Árvore: Faia
Cor: Preto
Pedra: Ônix


EOLH (algiz)
Deus regente: Thor
Signo: 08 a 22/11
Significado: Alce/Proteção/Equilíbrio
Mensagem: Espiritualização
Regente planetário: Júpiter e Vênus
Eolh significa que você está protegido de perigos e dificuldades. Proteção divina ou um protetor que nos aparece. Também pode indicar que uma influência benéfica estará entrando em sua vida em breve. Pode ser uma nova carreira, um novo trabalho, um novo amigo, um novo interesse ou um casamento ou relacionamento com uma boa pessoa. Também indica uma troca feliz de algo menos bom por algo maior e melhor. Também é provável que esta nova influência venha ao acaso, e não através de seu desejo e vontade consciente. Esta é uma runa de amizade e proteção, mas isso é manifestado através do seu eu superior, e não do ego. O universo sabe o que você quer, precisa e merece.
As coisas se resolvem sozinhas num fluxo de energia positivo que nos envolve mas não está sob nosso controle. Avanço, progresso, crescimento, expansão.... Novos desafios e novas oportunidades. Mantenha firme e redobrada a sua atenção e mentalize a certeza de seu progresso. Essa runa era gravada nas armas e nos escudos dos guerreiros e no pórtico das casas, com a intenção de proteção. Algiz é tão benéfica que se tornou o símbolo do otimismo bem alicerçado e quando sai na primeira casa de uma jogada astrológica significa que o consulente possui grande confiança em si próprio e em suas habilidades, unida a uma grande fé no futuro. Esta runa nos desafia a enfrentar novas oportunidades sem nos colocarmos vulneráveis às influências externas, permanecendo confiantes. EOLH muitas vezes indica um sinal de proteção, principalmente se seguida de THORN e YR regidas por Júpiter, é quando o consulente recebe uma forte premonição de desastre ou outro problema e consegue se proteger do problema ouvindo seu protetor.

INVERTIDA: nossa proteção se retirou; se fizermos escolhas erradas, é hora de pagar o seu preço; se trilharmos caminhos tortos, é hora de se redimir e voltar ao caminho reto. Indica uma situação em que se está em desvantagem, vulnerável, ou se é obrigado a fazer sacrifícios. O consulente será vítima de planos e maquinações de outros, a menos que tenha muito cuidado. Muito cuidado com traições e falsidades. Revela que o consulente está tendo um mal-entendido sobre a situação ou interpretando de maneira superotimista as intenções alheias. EOLH invertida é freqüentemente o sinal de uma especulação comercial ou acordo financeiro malsucedido, construído sobre a areia movediça da ingenuidade, ganância e credulidade do consulente. Cuide bem de sua saúde e não assuma responsabilidades que não são suas. Para sua proteção, analise bem suas associações e amizades, desvencilhando-se delas, caso necessário.

Uso como Amuleto: Proteção; defesa; comunicação mística ou religiosa com seres não-humanos; comunicação com outros mundos e as fontes Cósmicas; fortalecimento de hamingia (= sorte) e da força vital.
Árvore: Teixo
Pedra: Turmalina Negra (proteção)
Cor: Ouro


SIGEL (Sigil/Sowelu)
Deus regente: Baldur
Signo: 23/11 a 07/12
Significado: Sol
Mensagem: Vitória completa
Regente planetário: O Sol
Em geral, anuncia vitória, fama, reconhecimento, recompensas, sorte e saúde. Tudo é motivo de alegria: amor, dinheiro, amigos e festas; pode ser o final de um ciclo de problemas, a solução que traz alívio, sua presença num jogo é uma promessa de sucesso e realização. O Sol está ligado também ao ciclo de nascimento-morte-renascimento e é quando SIGEL nos indica resgate de oportunidades, projetos e relacionamentos. SIGEL revela que qualquer oposição que seja sentida pelo consulente na época do jogo será verdadeiramente derrotada. É particularmente propício quando sai na posição do resultado, pois em geral indica que, já que existe uma segurança da resolução do problema, o consulente pode relaxar um pouco e deixar que os acontecimentos tomem seu rumo. SIGEL pede que o consulente relaxe, se acalme e descanse, pois de outra forma esgotará sua energia nervosa. Quando o par é uma runa negativa, indica que o consulente possui uma tendência a se lamuriar sobre seus problemas enquanto ao mesmo tempo reluta em fazer alguma coisa sobre eles, mais nessa condição é mais comum indicar que o consulente deseja ser o único juiz de seu próprio destino, sem ouvir ninguém. Você deve tomar as rédeas de alguma situação. Pode ser que você tenha alguma questão que o preocupa, mas não consegue fazer nada a respeito. Pois agora é o momento de assumir o controle. Talvez você esteja precisando de alguém que o guie, mostrando o caminho que deve ser seguido. Procure e encontrará uma luz. Muitas vezes SIGEL aparece apenas para mostrar que o consulente está preocupado com a saúde. Runas positivas, relacionadas com o fluxo da força vital (KEN e TIR) ou com a restauração do equilíbrio entre mente e corpo (GEOFU, DAEG e ING) indicam que o consulente possui fortes poderes naturais de recuperação e resistência.

Uso como Amuleto: Fortalecimento dos centros psíquicos; aumento da vontade espiritual; orientação pelo caminho; iluminação; vitória e sucesso através da vontade própria.
Árvore: Zimbro ou Junípero
Pedra: Diamante (amplifica a presença da Luz)
Cor: Branco ou Prata


TIR (Teiwaz/Tyr/Tiw)
Deus regente: Deus Tyr
Signo: 08 a 22/12
Significado: Guerreiro/Conquista
Mensagem: Coragem
Regente planetário: Marte ativo
Esta runa mostra que você está prestes a entrar em uma situação que vai exigir muita energia - moral, física ou as duas. Uma competição se aproxima: pode ser no âmbito dos negócios ou talvez uma batalha judicial. O embate pode ser difícil, mas você tem grandes chances de vencer. Em geral, aparece nos casos em que é necessário ter muita coragem e ousadia para vencer problemas; em relacionamentos afetivos indica uma paixão incontrolável e sensual, ou uma pessoa de caráter forte, personalidade que se impõe e físico saudável. representa a vitória na batalha ou em qualquer situação em que haja um elemento de disputa ou competição. TYR é uma runa de motivação e significa força de vontade e um espírito competitivo aliado a um envolvimento unidirecionado para um projeto ou ideal que sistematicamente derrubam todas as barreiras que impedem a conclusão bem sucedida. TYR nos induz a rever investimentos, metas, repensar prioridades e examinar a canalização de nossas energias. Mantenha-se firme em sua vontade, reto em sua ação e deixe que a vontade dos Céus tracem o seu caminho. TIR em geral, tanto indica um aumento de poder como de riqueza, e, algumas vezes, ambos. Quando bem colocada em certa jogada, TIR representa a escalada do consulente no mundo, ou na estima dos outros, pelos seus próprios esforços. Se o consulente, está para fazer uma cirurgia, TIR indica uma operação bem-sucedida, seguida de rápida recuperação. TIR, é um excelente presságio para todas as questões relativas a romance, pois indica paixão aliada a fidelidade, afeição e felicidade emocional. TIR é uma runa predominantemente masculina, em qualquer assunto relativo ao amor e casamento, ela representa, sempre, a metade masculina, portanto, se o consulente for homem, representa ele mesmo; se for mulher, representa o homem na sua vida. Quando existe mais de um homem na vida da consulente, será sempre aquele pelo qual ela está mais apaixonada no momento do jogo. TIR é uma runa de fertilidade tanto do corpo como mental (de idéias)
Quando o consulente for homem, essa runa indica o próprio consulente, e que ele tem grande resistência física e força moral. Com runas negativas indica obstáculos, ansiedade ou atraso. Com runas positivas é sempre sucesso. Tendo como par MANN pode significar a ajuda de um colega ou de um superior ou amigos poderosos. Quando o consulente for mulher, indica a influência de um homem forte e determinado que representará um grande apoio em relação aos problemas atuais ou que ajudará efetivamente em suas dificuldades. Algumas vezes esse homem é seu superior imediato; em outras seu colega, sempre, alguém que ela respeita ou observa de maneira especial. TIR muitas vezes representa o namorado, amante, marido ou pai,dependendo é claro da sua idade e condição. Quando tem como par LAGU a iniciativa move a consulente e ela é vista agindo em seu interesse

INVERTIDA: fraqueza física, ou de caráter; falta de empenho para resolver problemas ou obter sucesso; personalidade auto-indulgente, fracasso nos empreendimentos competitivos, falta de fidelidade no amor e amizade. Impaciência. TIR aconselha não desistir e tentar por mais algum tempo. Em assuntos amorosos, significa que qualquer ligação que esteja envolvido não deverá chegar a uma conclusão duradoura, a inversão dessa runa indica o decréscimo da paixão masculina. Talvez uma separação seja o melhor, para evitar futuros sofrimentos. Para os casados, prediz o surgimento de um período de desentendimentos e dificuldades de comunicação se as runas ao redor forem positivas pode haver uma reconciliação. TIR invertida muitas vezes denota a necessidade de uma cirurgia ou infertilidade e esterilidade. No nível psicológico, quando próxima de OTHEL significa que o consulente é nervoso ou propenso a acidentes. Ao nível mental, pode representar esterilidade de idéias, infertilidade de pensamentos quanto a projetos criativos.

Uso como Amuleto: A obtenção da justa vitória e sucesso; desenvolvimento da vontade espiritual; desenvolvimento do poder de auto-sacrifício positivo; desenvolvimento da fé em magia e religião.
Árvore: Carvalho
Cor: Vermelho Vibrante
Pedra: Rubi (fornece suprimento extra de energia quando o desânimo ameaça o domínio de uma situação); Bloodstone ou Heliotrópio (aumenta a coragem)


BEORC (Berkana)
Deus regente: Frigg
Signo: 23/12 a 05/01
Significado: Gestação/Bétula
Mensagem: Fecundidade
Regente planetário: Lua e Júpiter
Representa a gravidez, a geração, a fecundidade. Anuncia aumento, crescimento, multiplicação, abundância, realização de desejos e projetos. Pode representar uma mulher (mãe, irmã, esposa) ou um casamento. É uma runa de nascimento, tanto de uma criança como de uma idéia. É uma influência esperançosa sob a qual se iniciam novos planos e empreendimentos. Em geral indica um acontecimento feliz dentro do circulo familiar. Para que os objetivos sejam alcançados com a energia de BEORC, são necessárias a espera, a paciência, a firmeza e a generosidade. Muitas vezes, indica um início que traz muita felicidade, ou o começo de um projeto bem estruturado, runas negativas indicarão que o projeto ou empreendimento terá pouca duração, enquanto que as positivas pressagiam uma conclusão bem sucedida. BEORC pode representar a mãe do consulente ou um filho, e devido à Júpiter, indica acontecimento feliz dentro do círculo familiar, como nascimento, batizado, noivado, casamento, promoção, até ganho no jogo.

INVERTIDA: dificuldades relacionadas a gastos imprudentes, multiplicação de defeitos ou problemas (como os juros bancários), aborto, esterilidade, mulheres dominadoras ou tiranas, situações em que não se tem como ganhar. Possibilidade de separação. É o arauto dos problemas familiares e aborrecimentos domésticos. BEORC prevê um acontecimento infeliz afetando a família podendo ser doença ou morte. Em certas ocasiões, pode significar a chegada de notícias preocupante referente a um membro da família. Pode indicar esterilidade feminina; quando já houver gravidez, indica aborto que poderá ser evitado indo ao médico. Relacionada a negócios, indica que qualquer nova especulação comercial, fracassará, porém não deverá desistir e sim adiar, pois os planos poderão ter sucesso em outro tempo.

Uso como Amuleto: Renascimento espiritual; fortalecimento dos poderes do segredo; trabalho de encobrimento e proteção; contenção e manutenção de outros poderes; realização da unidade, da harmonia do momento como mãe de todas as coisas; traz idéias à tona no processo criativo.
Árvore: Bétula
Cor: Verde-escuro
Pedra: Jet ou Azeviche (grande poder de absorção da energia negativa).


EOH (Eihwaz)
Deus regente: Valkyrias
Signo: 6 a 20 de janeiro
Significado: Cavalo/Movimento
Mensagem: Viagem
Regente planetário: Mercúrio
Anuncia viagens,mudanças de moradia (cidade, Estado ou até país) ou trabalho, coisas que se movem ou nos levam a mudanças de vida que ocorrem de forma rápida, e sem que possamos fazer nada. No nível material, algo vai mudar para melhor - provavelmente algo que você já estava esperando. Se tomou as medidas necessárias, vai acontecer, você está perto de atingir seu objetivo, pode até vir com atraso, mas virá.. Coloque em dia os seus negócios. Pode significar notícias, cartas, formas de comunicação ou mensageiros, ou envolvimento com meios de comunicação. O principal significado desta runa é "mudança para melhor". Pode significar uma pequena viagem, principalmente por terra, se associada a ANSUR, visita a um parente, se, invertida, a parente doente; RAD sugere um feriado; BEORC um encontro familiar, provavelmente um batizado ou casamento. O aparecimento de EOH na posição de resultado, indica que o consulente está lidando com o problema com intenção correta, avisando-o para continuar da mesma maneira. Em geral mostra que o consulente se aproxima rapidamente do seu objetivo, que está quase conseguindo o que almeja. Associada a ANSUR, JARA ou MANN, pode revelar que o consulente, para ter sucesso, será ajudado por outra pessoa, cuja a decisão e bom senso são de confiança.

INVERTIDA: A implicação de EOH invertida depende por inteiro das runas associadas. É a única runa que não reverte de forma automática seu significado e se agrupadas a runas positivas pode apresentar o mesmo significado da posição usual. Numa jogada totalmente negativa pode indicar imobilidade, restrições, prisão ou laços sufocantes. Mudanças para pior, ou de resultado neutro após muito trabalho. Inquietação. Viagem frustrante que termina em fracasso.

Uso como Amuleto: Simplificação da viagem da alma através dos mundos e projeção da alma; realização da unidade fundamental do complexo psicossomático; concede fé e lealdade; fonte de conhecimento profético; projeção do poder mágico; rapidez e velocidade em todos os aspectos.
Árvore: Carvalho ou Freixo
Cor: Branco
Pedra: Turquesa ou Sardonix (estimula a autoconfiança)


MANN (Mannaz)
Deus regente: Homens
Signo: 21/01 a 04/02
Significado: Humanidade
Mensagem: Ajuda, altruísmo
Regente planetário: Saturno e Nodo Sol
Somos entidades individuais, mas parte da raça humana e do universo. Representa o homem, a espécie humana. Sempre aparece nas questões que exigem racionalidade, superioridade de julgamento, altruísmo, serviço social, atitudes imparciais em prol do coletivo. Pode representar grupos dos quais fazemos parte: raça, religião, nação, bairro, órgãos de classe. Sua presença pode dizer respeito a responsabilidades sociais e civis. Desejo de mudanças. Realize suas coisas com perfeição e não tenha pressa. Viva mais socialmente. Talvez você esteja esquecendo compromissos que tem com a família, amigos e os menos afortunados. Indica que é necessário ter uma atitude superior e praticar a caridade para vencer o problema em questão. Por essa razão MANN revela que o consulente deve usar a lógica e a imparcialidade para tratar do seu problema. No nível espiritual, aponta para uma direção oposta, mostrando que às vezes é necessário deixar os outros para trás e traçar um caminho novo e solitário em busca do progresso. Indica com freqüência, que o consulente pode esperar receber cooperação de um amigo honesto e confiável. A ajuda também pode vir de um profissional (médico, advogado...). MANN com runas positivas, indica que o tempo de agir é agora. Com runas negativas ou de atraso como THORN, ANSUR invertida NIED, IS, BEORC invertida ou OTHEL, deve-se adiar qualquer plano por 8 dias, 8 semanas ou 8 meses.

INVERTIDA: egoísmo, individualismo, boicotes, falsos amigos, greves, falta de colaboração por parte das pessoas do grupo, relacionamentos que não sobrevivem devido ao egocentrismo. Isolamento da família auto-imposto. Não espere ajuda de ninguém. Cuidado com sabotagem. Perigo de inimigos ocultos. A runa associada indicará o que fazer: THORN ou NIED, apenas observe os acontecimentos; JARA, busque um amparo legal; TIR, lute com as mesmas armas. MANN invertida também indica que o consulente é egoísta. Não culpe o outro; a falha pode ser sua. Faça uma reflexão sobre o seu passado. Planejando melhor o seu futuro, novas e brilhantes idéias surgirão.

Uso como Amuleto: Realização da Estrutura Divina na humanidade; aumento da inteligência, da memória e dos poderes da mente; equilíbrio dos pólos da personalidade; liberação da terceira visão.
Árvore: Azevinho
Cor: Vermelho-Escuro
Pedra: Ametista (realiza a integração do Eu Inferior com o Eu Superior propiciando a individuação)


LAGU (Leguz/Laguz)
Deus regente: Sacerdotisas
Signo: 05 a 19/02
Significado: Água/Intuição
Mensagem: Intuição
Regente planetário: A Lua
Significa receptividade em todas as formas e denota uma oportunidade para aprender. Isto pode se dar em qualquer área, de um projeto acadêmico à busca espiritual. LAGU pode também aparecer para avisar que quaisquer obstáculos no seu caminho serão brevemente levados pelas águas da vida. Viagem por água. Nos casos em que esta runa aparece, o melhor é se guiar pela intuição, pois existe uma corrente espiritual em contato com o consulente. Pode representar uma figura feminina de grande poder psíquico, uma sacerdotisa ou bruxa, ou, simplesmente, uma mulher sábia e madura. LAGU associada à Lua, fala de ritmos nos relacionamentos, nas profissões, apontando para um período de sucesso. Forças invisíveis e criativas estão a nosso favor, como os Guias Espirituais, assim como, uma liberação súbita da energia do inconsciente se fará manifestar através dos sonhos, sentimentos pré-monitores, intuição, telepatia ou inclinação para o estudo e pesquisa do universo simbólico. Essa runa representa o líquido amniótico e, como tal, age muitas vezes como um sinal de concepção, bem como o precursor do nascimento que está para ocorrer. Na posição de Resultado, significa que o consulente terá uma conclusão bem sucedida do seu problema, com a ajuda de alguém envolvido nele. Quando associada a ANSUR é um excelente presságio para quem tem pretensões acadêmicas ou qualquer assunto relacionado ao aprendizado e educação. Com LAGU na posição de destaque, a correnteza está a seu favor. LAGU é o principal representante feminino, geralmente simbolizará a própria consulente, enquanto com um consulente, representa a mulher mais importante na sua vida no momento: a mãe, namorada, esposa, irmã. No jogo para uma mulher, indica que ela é capaz de enfrentar quaisquer dificuldades e não tem dúvida da sua eficiência. No jogo para um homem, muitas vezes sugere a presença de uma mulher na retaguarda, amorosa e sábia, compassiva e sábia.

INVERTIDA: perder-se em meio a mares confusos, ilusão, falsas imagens ou valorização de aparências. Pessoas que canalizam forças negativas, ou praticam cultos perigosos. Se representar uma mulher, ela pode ser falsa, interesseira ou fraca de saúde. A menos que ajudada por runas fortemente positivas, é um presságio ruim. É uma runa de tentação, tentação de fazer coisas erradas, de ir pelo caminho mais fácil, de escapar das próprias responsabilidades. Contudo, também significa que, se o consulente se render a qualquer destas tentações, ele terá consciência disto. Eventualmente, será solicitado a pagar um alto preço por sua imprudência ou má conduta, e se JARA estiver por perto, esta descoberta não tardará. Para uma consulente, é uma indicação freqüente de uma natureza temerosa, amedrontada. Avisa sobre a traição de uma amiga antiga ou sócia. Para um consulente, avisa que poderá ser vitima da infidelidade de uma mulher, também avisa a ele sobre a tentação de uma “sereia” que o levará ao desastre. Porém, com runas positivas, especialmente as de sucesso, pode indicar uma mulher que ajudará o consulente a atingir seu objetivo, mas diante de quem sempre se sentirá inferiorizado.

Uso como Amuleto: Orientação em testes iniciatórios difíceis; aumento de vitalidade e força de vida; coleta e reunião de poder mágico amorfo para a formação e estruturação pela vontade; aumento de magnetismo; desenvolvimento da segunda visão.
Árvore: Salgueiro
Cor: Verde-Profundo
Pedra: Malaquita (canaliza as forças superiores para finalidades humanitárias. Para os que se encontram em processo de purificação, age como expurgador e espelho para o subconsciente, refletindo na mente consciente o que requer depuração).


ING ( Inguz)
Deus regente: Freyr e Ing
Signo: 20/02 a 06/03
Significado: Herói/lenda/Fertilidade
Mensagem: Conclusão
Regente planetário: Vênus passivo
É quase sempre um bom augúrio. Traz para a leitura a necessidade de atitudes heróicas, corajosas e de franca generosidade altruísta. Em geral, anuncia o fechamento de ciclos de problemas e um recomeço bem sucedido, acerto de pendências antigas, ou desaparecimento de pessoas que nos incomodaram durante muito tempo; a conotação em termos de sentimento é de alívio. Se você estiver enfrentando alguma dificuldade material, agora já pode ver a saída no fim do túnel. Coragem, bravura, perda de medos.... Esta é uma runa que indica a conclusão bem sucedida de um empreendimento e por se relacionar à fertilidade, pode significar um novo estágio de vida, término de uma fase de atividade para que uma outra, nova e mais feliz, se inicie. Esta runa pode revelar a chegada de um acontecimento que provará ser um marco fundamental na vida do consulente. Realização de um sonho. ING é uma runa quase que inteiramente afortunada, e só em jogadas muito negativas, implica que os esforços do consulente terminarão em fracasso. Por ser uma runa de fertilidade, e dependendo das runas associadas, pode significar o nascimento de uma criança, um novo trabalho ou caso amoroso, ou o início de um estágio novo na vida do consulente. Fertilidade. Energia potencial, realizável. Novas realizações, novas amizades. Período de calma, extroversão, de renascimento. Pode também indicar o nascimento iminente de uma criança - ou talvez de um projeto ou idéia. No nível espiritual, esta runa mostra que você estará brevemente atingindo um estado de paz interior, quietude e balanço. O tempo dirá se este estado de felicidade vai durar ou é apenas transitório.

Uso como Amuleto: Armazenamento e contenção de poder para uso ritual; ritos de fertilidade; meditação passiva; centralização da energia e do pensamento; súbita liberação de energia.
Árvore: Macieira
Cor: Amarelo
Pedra: Marfim (afeta a maneira pela qual o indivíduo examina a sua existência, ajudando na concentração, na introspecção e na análise. Devido a sua origem animal, deve ser usado com muito critério – somente se for realmente necessário – ou sua energia se volta contra o mago).


DAEG (Dagaz)
Deus regente: Baldur
Signo: 07 a 21/03
Significado: Dia/Transformação
Mensagem: Esperança
Regente planetário: Sol e Nodo Norte
Representa o dia, o nascer do sol, a chegada da luz. Revela uma mensagem de esperança, fé, ajuda, a certeza de que o tempo cura tudo e que um dia sempre nasce depois do outro. Otimismo e confiança, situações que caminham seguramente para a solução; é um símbolo de crescimento. É responsável pelo desenvolvimento de projetos e crescimento de possibilidades tanto no plano material como no plano emocional, abrindo novas perspectivas no panorama dos obstáculos, encerra a conotação de "Luz depois da escuridão". Prosperidade. Mudança de vida para melhor, realização, muito trabalho e próspera atividade. O despertar de uma nova era, feliz e saudável. DAEG sugere que o consulente deve planejar ter uma disposição alegre para ajuda-lo a atravessar as atuais dificuldades. Uma atitude positiva o capacitará a alcançar o sucesso a meio caminho. Quando há uma runa negativa regida por Saturno por perto como WYNN ou MANN invertidas ou HAGALL ou OTHEL, indica que o consulente está pensando em termos de fracasso e de obstáculos em relação ao seu objetivo, atraindo para si, energias negativas. Quando associadas com runas de atraso, nos dá um alívio sobre nossos empreendimentos, com uma eventual vitória sobre os obstáculos. Como símbolo de crescimento, significa com freqüência um aumento de acordo com as runas associadas, como, ANSUR - aumento de conhecimento; BEORC - aumento de família; FEOH - melhora de saúde; OTHEL - aumento de prestígio. DAEG tem o poder de converter runas invertidas em runas de atraso.

Uso como Amuleto: Atingir o momento místico através da penetração do segredo do Paradoxo Odínico; recepção da inspiração mística.
Árvore: Abeto Vermelho
Cor: Azul-Claro
Pedra: Fluorita (sintoniza a mente com o espírito, desenvolvendo a compreensão intelectual da verdade, dos conceitos cósmicos da realidade e das leis que regem o universo).


OTHEL (Odal/Othila)
Deus regente: Heimdall
Signo: 22/03 a 05/04
Significado: Velho/Possessão
Mensagem: Tradição, herança
Regente planetário: Saturno e Marte
Representa um homem velho, e traz a temática da autoridade, do conservadorismo e da necessidade de soluções formais, legais, hierárquica ou aspectos legais. Influências ancestrais também no nível psicológico, nas características que são passadas de geração a geração. Notícias de longe. Pode significar separações ou divisões, ou retorno de situações do passado mal resolvidas. Pode significar cobranças por falta que cometemos: irresponsabilidade, falta de decoro ou usar as pessoas, e seremos forçados a abandonar este tipo de atitude. Nos faz examinar as questões de quem somos, de onde viemos e para onde vamos. OTHEL carrega a mensagem de karma e nos lembra que devemos manter nossa casa simbólica em ordem. Onde FEOH representa dinheiro, OTHEL indica coisas que o dinheiro pode comprar. Saturno é muitas vezes relacionado com a morte física; assim esta runa pode indicar assuntos ligados a testamentos, legados ou herança. Em geral o legado expresso por essa runa é sob a forma de propriedade, patrimônio herdado, que podem ser também, traços psicológicos ou características físicas. OTHEL indica posses, e essas posses geralmente não podem ser removidas como apartamento, mansão, sítio, terreno, escritório, loja e como a principal propriedade que a maioria das pessoas deseja é a sua própria casa, essa runa pode indicar a residência do consulente ou a casa da família. Em geral, o legado expresso por OTHEL é sob a forma de propriedade, embora , algumas vezes, não seja um bem imóvel, pode ser também dinheiro, em especial quando FEOH ou PEORTH estão próximas. Se vier associada a SIGEL, indica que o consulente é viciado no trabalho. O mais comum é descobrir-se que OTHEL prevê que se espera do consulente trabalho duro para obter o que deseja da vida ou para estar onde deseja, porém, com alguma ajuda de pessoas mais velhas, parente idoso, um velho amigo, uma organização antiga.

INVERTIDA: postura pedante ou autoritária, sem, no entanto, haver sabedoria de fato. Pessoas que acham que sabem tudo, ou são donas da verdade. Posturas antiquadas, problemas com homens autoritários ou autoridades. Problemas com propriedade e heranças. Invertida, mostra atraso e frustração e, se com runas negativas regidas por Saturno, poderá implicar em fracasso total. Com runas positivas, indica que o sucesso está mais longe do que o consulente espera. Qualquer tentativa para progredir muito rápido resultará apenas em acidente ou desastre. Não deve fazer viagens com perigo de acidentes.

Uso como Amuleto: Manter a ordem entre companheiros; concentração em interesses comuns em casa, na família e na sociedade; passagem de egocentricidade para clanocentricidade (relativo ao clã); recepção de Poder Divino e sabedoria de gerações passadas; aquisição de riqueza e prosperidade.
Árvore: Espinheiro
Cor: Amarelo-Escuro
Pedra: Madeira Petrificada (traz memórias e talentos de vidas passadas que servirão para despertar o dragão ancestral do poder)


WYRD
Deus regente: Odin
Significado: Em branco
Mensagem: Precipitação do destino
Regente planetário: A Parte do Destino
Chamada de WYRD, nome do grupo das três deusas do destino da Mitologia Teutônica cujos nomes são: Urd, Verdandi e Skuld e que representam os três aspectos do tempo, passado, presente e futuro, formam uma trindade e sempre uma se mescla na outra. WYRD governa o carma que cada um de nós formou nas vidas anteriores. Está associada à lei cósmica ou carma, essa runa refere à colheita do que foi plantado. Desta forma, ela determina todo seu destino, uma confiança absoluta e uma aceitação plena e disponibilidade para encarar o verdadeiro sinal do começo e do fim.
WYRD não é um mau presságio - e pode até significar uma boa surpresa, dependendo do que dizem as outras runas de seu jogo. Indica que qualquer que seja a situação apontada pelas outras runas, será resolvida brevemente. Significa mudanças radicais, totalmente sem sua interferência. A “runa de Odin” exige absoluta confiança e aceitação. Pode significar tanto a morte, quanto uma mudança radical, até benéfica. Sucesso ou insucesso. Seja como for, no contexto desta runa, a questão do consulente pertence ao Desconhecido.
quando aparece, significa que o homem em alguns casos, pode fazer seu próprio destino, tem em suas mãos o poder de decidir e agir, mas é sempre uma escolha delicada, uma situação de risco. Em geral, quer dizer que as circunstâncias que afetam o projeto ainda estão em aberto, não foram definidas. Pode-se relacioná-lo a situações cármicas, acontecimentos predestinados. Não significa o aparecimento desta runa, o anúncio de uma punição cármica e dependerá a análise, das runas próximas no jogo. Esta runa exige do guerreiro espiritual, fé em sua capacidade de transmutação e crescimento e coragem para superar obstáculos e transcender suas próprias limitações. Nada é predestinado; os obstáculos do seu passado podem tornar-se os portais que o conduzirão a novos começos. Se WYRD cair junto a GEOFU sugerirá que o consulente está destinado a realizar uma união feliz que é o resgate de um ato verdadeiro ou altruísta de amor em seu passado cármico. A runa em branco significa algo predestinado ou inevitável, e pode também representar algo que deve ser mantido em segredo ou não revelado para o bem do próprio consulente. Você terá que esperar para ver e aceitar o que vier. Não há como interferir.


MÉTODO SIMPLES PARA JOGAR AS RUNAS

1 - Jogo Com Uma Pedra
Esta é a utilização mais simples e prática do oráculo, consistindo na seleção de uma Runa para uma visão global de uma situação inteira. Retirar apenas uma runa pode ajudá-lo a focalizar mais claramente sua questão. Quando você estiver preocupado com alguém que se encontre longe e não houver possibilidade de entrarem em contato, concentre-se nessa pessoa e então retire uma Runa. Esta prática abre na mente um portal para o incomum. Use o método de retirada de uma só Runa, para eleger eventos significativos em sua vida: aniversário, Ano novo, solstícios e equinócios e outras ocasiões especiais.

2 - Lançamento Por Três
Solicitação às Deusas do Destino
Tendo a questão bem clara na mente, escolha três runas, uma de cada vez, e em seguida, coloque-as por ordem de retirada da sacola, da direita para a esquerda. Coloque-as no "campo" com o lado branco para cima e depois desvire-as.
1 - situação atual, o problema
2 - ação necessária, o que se deve ou não fazer
3 - nova situação que sucederá, o futuro, o que acontecerá se o consulente fizer o que a segunda posição indicou


3 - Lançamento Por Cinco
Numa situação mais complexa, este lançamento pode penetrar nas características distintivas desta incerteza. Depois de formular a questão com clareza, retire as cinco pedras da sacola, uma de cada vez, colocando-as uma ao lado da outra em ordem descendente:
1) Perspectiva Global da Situação
2) Desafio
3) Curso de Ação requerido
4) Sacrifício
5) Situação desenvolvida.

O termo "sacrifício", na quarta posição, aponta para o reconhecimento de que a vida lhe oferece escolhas, opções, que com freqüência, são mutuamente exclusivas. O termo sacrifício aqui, se refere ao que precisa ser descartado, mudado, rejeitado, a fim de que emerja uma nova integralidade. Não significa sofrimento e perda.


4 - Jogada Astrológica
São retiradas 13 pedras e as mesmas são dispostas em círculo, da esquerda para a direita, no sentido anti-horário. A leitura é feita individualmente em cada casa.
Tempo de validade: 1 ano futuro
Significado de cada posição:
1 - A pessoa e como se mostra ao mundo
2 - Vida profissional e posses
3 - Casa e Viagens
4 - Família
5 - Filhos, Humor
6 - Bens, finanças, rotina
7 - Amor, pessoa amada
8 - Saúde
9 - Vida espiritual e viagens longas
10 - Amigos, carreira e mudanças
11 - Vida social, esperanças, desejos, estudos
12 - Situação emocional da pessoa, medos
13 - O presente


Observe a figura abaixo. Você pode comprar critais do mesmo tamanho, disponíveis no mercado, e pintar os símbolos nas pedras. Depois prepare um saco de tecido na cor que desejar e retirar suas Runas.

Descrição da figura acima na ordem em que ela aparece, porém, com os nomes das pedras usadas no site.

Beorc - Daeg - Eoh - Ir - Eolh
Othel - Feoh - Jara - Geofu - Hagall
Is - Ken - Lagu - Mann - Nied
Ansur - Peorth - Rad - Sigel - Thorn
Ing - Winn - Tir - Ur - Branco

CONFECÇÃO DAS RUNAS
Você poderá confeccionar seu próprio oráculo, seguindo certas regras que estão dentro das tradições das runas. No princípio, as runas eram feitas de osso. Hoje temos runas confeccionadas de vários materiais. A única exigência que não se pode abrir mão, é que as runas deverão ser confeccionadas com um material natural, pois assim elas estarão impregnadas de muita energia natural, necessária e indispensável para uma boa leitura. Quando as runas são feitas de material sintético, a leitura poderá ser prejudicada pela falta da energia natural.
Para confeccionar um jogo de runas, pode-se usar quaisquer dos seguintes materiais :
Cortiça ou qualquer outro tipo de madeira, com acabamento e desenhos feitos com tinta ou pirógrafo.
Qualquer tipo de pedra, desde o cristal até a pedra rolada de rio, com os caracteres desenhados a tinta ou incrustados em metal.
Metal.

Conchas do mar.

Ossos.

Vértebras de peixe.
É importantíssimo usar a intuição e o sentimento na escolha para que se tenha um jogo de runas impregnado de grande energia.
As runas devem ser guardadas em saquinho ou estojo, também de material (algodão, seda, couro). Para facilitar a leitura, principalmente da posição invertida, deve-se evitar o formato circular na confecção das runas, pois ao serem retiradas do saquinho poderão estar na posição horizontal, tornando impossível a leitura.

POSITIVIDADE E NEGATIVIDADE DAS RUNAS
RUNAS POSITIVAS: São as que apresentam um potencial de realização favorável. É a maioria das runas em posição normal, mais duas em posição invertida: Thurisaz e Ehwaz.
E as runas Sowelu e Dagaz .
RUNAS NEGATIVAS: São as que apresentam um potencial de realização desfavorável. É a maioria das runas em posição invertida.
RUNAS DE ATRASO: São as que avisam que decisões devem ser adiadas para um momento mais adequado. São elas Nauthiz Isa e Othila .
RUNAS NEUTRAS: São sempre as que não se apresentam em posição invertida. Aparecem no lançamento com a finalidade de mostrar o assunto sobre o qual deve ser falado. Dividem-se em duas categorias:
Neutras com tendência a positiva: Gebo e Eihwaz
Neutra com tendência negativa: Hagalaz
As consideradas neutras absolutas são: Jera Inguz e Odin .
Uma runa positiva acompanhada de runas negativas se transforma em runa de atraso, ou seja: independentemente da demora, a runa poderá influenciar favoravelmente. O contrário é verdadeiro para o caso de uma runa negativa acompanhada de runas positivas.
Uma runa positiva ou negativa acompanhada de outras neutras se transforma imediatamente em runa de atraso, avisando que deve ser esperado o momento certo para uma decisão, ou ainda que há tempo de recuperar uma situação que se mostre difícil.
O SIGNIFICADO DAS RUNAS
Clique sobre cada runa para saber um pouco mais sobre seu significado
















































BIBLIOGRAFIA
www.brazilsite.com.br/mistiscismo/oraculos/runas/runas02.htm

www.geocities.com/Athens/Acropolis/7232/sign.htm
www.culturabrasil.org.br/runas.htm

A Sabedoria das Runas - Michael Howard - ed. Pensamento

Runas - Interpretação, Simbolismo e Advinhação - Anthony Clark - ed. Pensamento