sábado, 30 de junho de 2007

KARMA E DHARMA

Pois é meus amigos (as), vocês provavelmente já ouviram falar nessa palavrinha: KARMA OU CARMA, que independente da grafia, muitas pessoas ainda não sabem a definição dessa palavra e a existência de outra palavrinha que a acompanha DHARMA OU DARMA. Curiosos? Vamos à elas???

A palavra de origem sânscrita KARMA significa, em si mesma, lei de ação e conseqüência.

Qualquer ato, seja bom ou mal, tem a sua conseqüência. Se praticarmos o bem a conseqüência será boa para nós, se temos uma má conduta as conseqüências serão ruins. Não existe efeito sem causa e nem causa sem efeito.

E para julgar nossas ações existe nos mundos superiores o Tribunal da Justiça Divina, que também chamamos de Lei Divina, e é composto por seres superiores, mestres de consciência desperta cuja função é de pesar nossas boas e más ações e aplicar de forma justa a sentença, a conseqüência de nossas ações.

OS TIPOS DE CARMA



Existem vários tipos de Carma:

Individual: quando é aplicado especificamente a uma pessoa. Por exemplo no caso de uma doença.

(é importante ressaltar que nem todo sofrimento ou acontecimento ruim é cármico, pois devido a nossa inconsciência podemos causar diretamente nosso sofrimento. Ex: uma pessoa que atravessa uma rua sem a devida atenção e é atropelada).

Familiar: quando é aplicado de tal forma que afeta toda uma família. Por exemplo no caso de se ter um membro da família que é viciado em drogas. Isto traz sofrimento para todos ao redor.

Regional: quando é aplicado em determinada região. Por exemplo as secas, enchentes ou outras adversidades climáticas que ocorrem em determinados lugares.

Nacional: é uma ampliação do carma regional. Temos o exemplo de países que são assolados pela guerra, ditaduras, misérias, desastres naturais, etc.

Mundial: quando é aplicado a toda humanidade. Temos o exemplo das guerras mundiais, atualmente vemos os problemas econômicos mundiais, iminência de guerra nuclear, grandes desastres naturais,etc.

Katância: é o carma mais rigoroso, que é aplicado aos Mestres, que apesar de suas inúmeras perfeições, podem cometer erros e ser penalizados.

Kamaduro: que é o carma aplicado a erros graves, assassinatos, emboscadas, torturas, etc. Esse tipo de karma não é negociável e quando é aplicado vai inevitavelmente até as suas consequências finais.

Karmasaya: esse carma também não é negociável e é aplicado quando a pessoa comete adultério. Nas escrituras sagradas está escrito que “todo pecado será perdoado, menos os pecados contra o Espírito Santo”, e esse pecado é o adultério. Mas o que é considerado adultério perante a Justiça Divina?

Perante a Lei Divina quando duas pessoas se unem sexualmente elas estão casadas nos mundos internos (independente de serem casadas pelas leis físicas). Portanto se a pessoa tem mais de um/a parceiro sexual em um determinado espaço de tempo (menos que um ano), essa pessoa comete adultério e lança carma sobre suas costas.

Mais ainda, quando duas pessoas se unem sexualmente, por estarem internamente casadas, seus carmas se somam e tornam-se comum as duas pessoas. E se uma dessas duas pessoas tiver outra relação sexual com uma terceira pessoa, essa última terá o carma das três pessoas.

Também é importante saber que os carmas também se unem quando se recebe ou doa sangue a outra pessoa, já que o sangue é um fluído muito peculiar.

Sabendo disso podemos então fazer uma idéia de como é grave a situação cármica de toda a humanidade.

Vamos resumir????


O KARMA (kar= agir, fazer ; ma= efeito, ação) tem como significado básico "Ação",mas traz em um único vocábulo a idéia de que ação e reação caminham juntas, o que mais tarde Newton traduziu como uma das leis básicas da física: "toda ação corresponde uma reação igual e em sentido contrário". Dessa forma, o karma pode ser considerado como o destino, a colheita, consequência do que nós mesmos criamos e semeamos. Expressa portanto , o encadeamento das causas e efeitos, garantia da ordem do universo.

O DHARMA, palavra que significa lei, dever, direito, justiça, designa a bagagem moral, intelectual e espiritual que o homem possui na vida presente, fruto do trabalho evolutivo de encarnações anteriores. É o resultado da aquisição individual em material pronto para se expandir. É o potencial para a vivência do karma. Sendo assim, como o passado sempre encontra o futuro, o karma também pode ser entendido como a consequência futura da utilização do dharma, evidenciando que o que se planta hoje, colhe-se amanhã.

Por isso o dharma é a tarefa a ser executada nessa vida, e que foi legada à Alma por seu próprio arbítrio. É a retidão, conformidade à ordem cósmica, lei que rege nossa natureza essencial. Caracteriza então a possibilidade de evolução do homem no presente. Tanto revela o que foi aprendido e deve ser revisto, como o que inexiste nele, as qualidades ainda não assimiladas. É portanto a chave para a compreensão da missão do ser nessa vida.

É importante desmistificar a idéia de karma como "a pedra no sapato" que tenho de levar durante toda vida. Pois, assim como as mais belas flores trazem seus espinhos, o karma não é só o espinho, nossas provações, nossos fardos, nossos erros, nossas culpas e promotor dos nossos sofrimentos.

O karma é o somatório das tendências da Alma, bagagem adquirida no trilhar da Evolução Espiritual durante as várias encarnações, portanto também são nossos maiores dons, potencialidades já trabalhadas, e que, estão prontas para serem doadas nessa vida, e por isso pode nos proporcionar grandes realizações.

O karma se torna negativo e difícil quando é um vício da Alma, um padrão cristalizado, um hábito, um caminho que a Alma não quer deixar de trilhar porque está apegada, seja por acomodação, ou pelo simples medo do novo. Mas como o karma é a própria formação do destino(do latim destinare= fixar previamente, determinar com antecipação), temos nosso destino nas mãos, não precisamos temer o novo, pois temos o livre-arbítrio para conquistá-lo.

Não podemos esquecer, que nesta Era de Peixes, com o acontecimento Crístico no mundo, a nossa principal lição, é o aprendizado do livre -arbítrio, o uso sábio da capacidade de fazermos nossas escolhas, para que possamos aperfeiçoar nosso Ser Crístico. O termo Cristo é de origem grega (Krestòs), e significa Herói Solar, designando o Iniciado que, assim como o sol, que no centro do sistema centraliza os planetas nas suas órbitas, ao seu redor, tem a capacidade de centralizar seus corpos físico, emocional e mental, encaminhando assim suas atitudes com equilíbrio, portanto é um sábio diante do seu destino.

Nossa que resumão...


Essa é a possibilidade que se abre por estarmos nessa roda do karma, encadeando causas e consequências que podem nos levar à mestria do Cristo. Por isso é preciso ser consciente do karma, nossa bagagem. Aceitar o dharma, nossa missão na vida, e se perdoar diante dos medos e das falhas, pois só assim a Alma se renova e floresce no seu processo de amadurecimento espiritual.

Mas como saber o karma e a missão dharmica dessa vida?
Existe um grande instrumento que nos ajuda a compreender o karma e conhecer nosso dharma, é a Astrologia. Através do mapa astral, o mapa do corpo astral, portanto o mapa da Alma, podemos traduzir a partir de sua linguagem simbólica, o que a Alma traz como bagagem, tanto os padrões cristalizados que nos trazem sofrimentos, como os dons que temos a missão de desenvolver e doar nessa vida. Pois quando a Alma conhece a si mesma e se conscientiza de seu aprendizado e função, aí sim, a vida se abre como uma flor e transforma-se dentro de nós o nosso sentido de estar vivos.

MUITA LUZ A TODOS...

SIGNOS E ZODÍACO

Todos temos todos os signos dentro de nós; só que diferentes medidas de cada um deles e um mapa natal mostra-nos a maior ou menor importância de cada um deles na nossa vida.

O mapa astrológico revela-nos também o potencial que temos e o propósito para o qual estamos mais "destinados". Os signos solares (Carneiro, Touro, Gémeos, etc) são muito generalistas.

Também temos um signo lunar, um signo ascendente, o signo de mercúrio e muitos, muitos outros fatores no nosso mapa, que descrevem a individualidade que somos.Em todo caso as pessoas do mesmo signo têm muitos traços característicos em comum.

O que se segue é uma breve descrição e uma viagem pelos 12 signos do Zodíaco.
CARNEIRO (ÁRIES)


Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco e as pessoas de carneiro são rápidas a começar. São impulsivas, mentalmente fortes e impacientes. Tomam decisões rapidamente e têm muito entusiasmo. A frase-chave para Carneiro é EU SOU. Carneiro está associado ao Eu, e à sobrevivência do EU. Os carneiros adoram desafios.


TOURO
A frase-chave para Touro é EU TENHO. Os taurinos coleccionam posses e gostam muito de segurança e estabilidade nas suas vidas. Ao contrário de Carneiro, o Touro é lento a iniciar as coisas, mas é firme, determinado, deliberado, algumas vezes obstinado, e com mais apetência para terminar os assuntos que Carneiro começou mas não completou. Os taurinos não gostam de ser pressionados. Apreciam os prazeres da vida e podem ser, por vezes, um pouco indulgentes.








GÉMEOS


A frase-chave para Gémeos é EU PENSO. Gémeos é o signo dos gémeos, e os gémeos podem ser muito diferentes. Como um homem que eu conheço um dia disse sobre a sua mulher Gémeos: "Nunca tenho a certeza com quem vou acordar na manhã seguinte". Os Gémeos têm tendência a mudar de humor e de personalidade frequentemente. São, usualmente, rápidos e inteligentes, e muito versáteis. Gémeos rege a mente consciente, que tem tendência a mudar muito.




CÂNCER (CARANGUEJO)


A frase-chave para Caranguejo é EU SINTO. Caranguejo é o signo mais sensitivo do zodíaco. Como Caranguejo é o signo da maternidade, a família, especialmente a mãe, é muito importante para ele. Os caranguejos são muito sujeitos a alterações de humor. E são também empáticos, protectores e com capacidade de nutrição. São influenciados por emoções.

LEÃO
A frase-chave para Leão é EU SEREI. Os leões são fortes e corajosos. Usualmente são afectuosos, divertidos no amor e generosos. Os leões frequentemente escolhem parceiros errados e terminam com o coração partido. Mas sobrevivem sempre e voltam ao amor. Leão é o signo dos Reis e das Rainhas, e são orgulhosos e confiantes. O leão simboliza o Leão, o rei do reino animal.

VIRGEM
A frase-chave para Virgem é EU APERFEIÇO-O. Virgem é muita precisa, muito analítica e usualmente muito incisiva em termos mentais. Por vezes sobrecarregam as suas mentes com preocupações e stress na tentativa de chegarem à perfeição e de se focarem em demasiados detalhes. Mas são, usualmente, bons trabalhadores e tendem a fazer bem o trabalho. Virgem tem muitas vezes capacidades no campo da saúde e habilidade para lidar com questões relacionadas a uma alimentação saudável. Por se criticarem demasiado, criticam muitas vezes também os outros. São ainda sistemáticos, lógicos e muitas vezes com habilidades muito técnicas.

LIBRA (BALANÇA)
A frase-chave para Balança é EU EQUILIBRO. Tendem a ser justos e a tentarem manter um equilíbrio harmonioso junto daqueles que os rodeiam, bem como nas suas vidas. São diplomáticos, amigáveis e bons a estabelecerem relacionamentos com todo o tipo de pessoas. Apreciam as artes e a cultura. Amam os luxos da vida - tanto que por vezes tornam-se auto-indulgentes. Têm um forte sentido de justiça e espera de si e dos outros um tratamento justo.

ESCORPIÃO
Escorpião é o signo mais intenso do zodíaco. A frase-chave para Escorpião EU DESEJO. O Escorpião é sempre profundo e muitas vezes secreto. Sentem os acontecimentos da vida com muita intensidade. Têm tendência a construir uma carapaça de defesa, por serem demasiado sensíveis mas por não gostarem de mostrar essa "fraqueza" das suas personalidades. Podem procurar a vingança quando os magoam, e isso até aprenderem a transformarem as suas personalidades e a usarem o seu poder de um modo espiritual. Podem viajar ao "inferno" e voltarem ainda antes de compreenderem isto. Escorpião rege o Nascimento, a Morte, a Sexualidade, a Regeneração e a Reciclagem.

SAGITÁRIO
A frase-chave para Sagitário é EU COMPREENDO. O Sagitário gosta de compreender a verdade acerca da vida, e persegue fisicamente essa verdade através das viagens e da capacidade mental em estudar diferentes ideias e filosofias. O Sagitário não gosta de muitos limites ou restrições na vida e insiste na liberdade pessoal. São usualmente francos e honestos, mas por vezes falham em pôr em prática o que apregoam, ou talvez estabeleçam compromissos que não podem cumprir. Geralmente têm bom coração e são pessoas generosas. São optimistas e têm tendência a criar a sua própria "boa sorte".

CAPRICÓRNIO
A frase-chave para Capricórnio é EU USO. São pessoas práticas e boas a optimizarem os recursos que têm. São sérios e ambiciosos, mas com tendência a lutarem contra limites, restrições e fronteiras na vida. Ainda assim, a sua perseverança fá-los ultrapassarem muitos obstáculos e aprendem lições muito valiosas pelo caminho. Podem acabar, mais tarde na vida, por transmitirem a sua sabedoria. São bons organizadores e trabalho arduamente pelo sucesso na vida. Têm capacidade para terem grandes responsabilidades.


AQUÁRIO
A frase-chave para Aquário é EU SEI. Os aquarianos são muito receptivos às questões intuitivas acerca do futuro, e por isso podem parecer deslocados ou fora de um lugar na sociedade do presente, e isto porque têm tendência a seguirem a sua própria visão, ao invés dos papéis que existem na sociedade. Adoram o conhecimento, analisarem e usarem as suas mentes, embora por vezes necessitem de desenvolver um pouco mais a sua natureza emocional. Muitas vezes revoltam-se contra o que é convencional, de modo a manterem a sua individualidade, mas ao mesmo tempo tem imenso amor para o grupo como um todo. O símbolo do Aquário é o Aguadeiro - os aquarianos enchem o seu recipiente com conhecimento espiritual e depois partilham-no com as outras pessoas, para o porem ao serviço da humanidade. Procuram constantemente mais liberdade do que aquela que a sociedade pode oferecer.

PEIXES
A frase-chave para Peixes é EU CREIO. Têm tendência a ter muita fé e compaixão. É o último signo do Zodíaco, e Peixes integra os 11 signos que o precederam. Podem identificar-se com todos os tipos de pessoas e problemas, como se eles próprios tivessem passado por essas lições. Peixes é o signo do amor universal, e os Peixes podem amar de modo incondicional. Na sua expressão negativa podem ter tendência para a bebida, drogas e para sentirem pena de si mesmos. No sentido positivo desenvolvem a capacidade de perdoar e uma espiritualidade profunda, e a demonstração de uma compaixão universal e amor pelos outros. Os Peixes podem ser psíquicos e experimentar E.S.P ou sonhos reais. São criativos e frequentemente artísticos. E assim termina a nossa viagem pelo Zodíaco.

SOL, LUA E ASCENDENTE


Como muita gente me escreve querendo saber o simbolismo por trás de elementos do Mapa Astral como o Sol, a Lua e o Ascendente, busquei uma imagem simples que esclarecesse um pouquinho essa dúvida.
Bem, imaginem-se numa passarela de pedestres sobre uma via expressa. De lá, podemos observar os carros passando numa velocidade bastante razoável sem, contudo, deixar de perceber detalhes como quais são os modelos, as marcas e as cores desses automóveis; se novos ou velhos, populares ou sofisticados, etc. Isto seria o ASCENDENTE.
O ASCENDENTE é aquilo que nós astrólogos chamamos de "projeção de energia no ambiente imediato" e que se estende à imagem que mostramos e, de certa maneira, nosso corpo físico. Ele está muito ligado à idéia da primeira impressão que temos sobre uma pessoa ou mesmo um lugar ou objeto.No entanto, o ASCENDENTE é apenas uma dentre as coordenadas de um mapa, dentre os atributos de uma pessoa.
Por exemplo, desta passarela sobre a via expressa, poderíamos observar um jipe em alta velocidade e totalmente enlameado. Muitos pensariam: "lá vai um jovem esportista, um cara aventureiro". Todavia, se o jipe parasse no acostamento e descesse do carro uma senhora de sessenta e poucos anos vindo de um rali no interior de Minas, todo mundo ficaria surpreso.Então, se o carro é o ASCENDENTE, o motorista seria o SOL. 
O SOL é aquilo que as pessoas vulgarmente chamam de SIGNO, e se manifesta pela data em que nascemos (como aquelas pessoas que fazem aniversário hoje e são de Aquário). O SOL é, portanto, a consciência que guia o corpo, o sentido que faz o motorista escolher um caminho, uma trajetória. Está relacionado às nossas intenções e gostos, à nossa vontade e ao nosso desejo. Por isso, nem sempre podemos nos fiar na tal "primeira impressão" ou na "estampa".

Assim, voltando à nossa metáfora didática, o piloto de um BMW último tipo pode ser, em vez de um ricaço, o seu chofer. Ou o piloto de um fusquinha, um colecionador excêntrico e abastado. Só quando as pessoas "descem do carro e conversam com a gente" é que começamos a conhecê-las, saber quem são de verdade. Antes, só tínhamos impressões superficiais sobre elas, ainda que tais elementos não deixem de ter enorme importância.Contudo, ainda que esses "motoristas" saiam de seus automóveis para que possamos conhecê-los melhor e conversemos com eles sobre a vida que levam, muita coisa ainda ficará por saber. É quando nos deparamos com a simbologia corporificada pela LUA.
A LUA representa algo como se esses motoristas abrissem a sua intimidade e revelassem o que guardam no porta-malas. De modo que a LUA representa, portanto, toda a nossa bagagem, tudo aquilo que guardamos e trazemos conosco (conscientemente ou não). Ela está diretamente ligada ao nosso passado, a nossa família e, principalmente, nossa mãe. Não à toa, quando fazemos mapas de crianças recém-nascidas, damos enorme peso ao papel da LUA, já que nesses casos a consciência do bebê enquanto ser individual praticamente inexiste, ele se reconhece como parte da mãe, como se os dois fossem uma coisa só.
Portanto, a LUA é a estrutura psicológica e a segurança emocional proporcionada pela família da criança e do adolescente, para que, ao lidar com os eventos que sempre trazem, de uma forma ou de outra algum tipo de compensação ou insatisfação emocional, as pessoas possam reagir (a Lua está diretamente ligada à forma como reagimos às coisas) de forma equilibrada e sadia, do ponto de vista do bem-estar do indivíduo.

É sempre importante ressaltar que o Sol, a Lua e o Ascendente não se manifestam isoladamente, mas se relacionam através de coordenadas expressas no Mapa Natal. Ficou um pouco mais claro?
(maiores informações no site www.estrelaguia.com.br)

INFERNO ASTRAL


Existe este tal de Inferno Astral?


Inferno astral é uma expressão popular (de conotação negativa), e não um termo técnico astrológico, para designar o mês e o período do signo que antecedem o nosso nascimento/aniversário.
Refere-se a um momento em que estamos mais sensíveis, com muita movimentação interna, preparando-nos para um novo nascimento. Na verdade, não há nada de infernal nessa fase, ela é apenas mais delicada e exige que demos mais atenção para nós mesmos, nossas emoções, necessidades, que façamos reavaliações e tal.
Nenhuma pessoa é inferno astral de outra, portanto, pois essa expressão refere-se a um período de tempo pessoal, não tem nada a ver com os outros. Aliás é freqüente as pessoas que nasceram em signos próximos se relacionarem muito bem. Sobre combinação de signos, muito se fala, muito se diz, muito está escrito, mas não existe fórmula. Todos os signos podem se dar bem com todos. Para avaliar relacionamentos, só o signo sob o qual nascemos, ou seja, a posição do Sol, é muito pouco, há que fazer os mapas astrais completos das pessoas envolvidas e estudá-los em conjunto. Ainda assim não existe uma avaliação do tipo "combina" ou "não combina".

Todo relacionamento é uma alquimia complexa, cheia de nuanças. Há coisas que funcionam superbem, outras não e, além disso, quando a gente quer, tudo pode ser mudado. Se o amor é verdadeiro e o ego não é bobo, as pessoas se entendem. Desses termos a que te referiste - "inferno astral", "paraíso astral" e ainda tem o "escravo astral" que já ouvi falr tb - apenas "inferno astral" é ligado à Astrologia, os outros dois não: qualquer associação com Astrologia é pura invenção.


Muita Luz a todos...

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Estou de Volta

Depois de quase dois meses sem atualizar o blog, estou novamente aqui para contar as novidades e colocar os frutos de minhas pesquisas incansáveis para ilustrar tudo o que postei na Comunidade Esotérico e Sobrenatural.

Bem, passei por um período turbulento emocionalmente, cheguei a ficar num princípio de depressão, tomei anti-depressivo por um mês e melhorei os sintomas de tristeza e insatisfação. Mandaram-me reiki à distancia e senti incrível melhora. Toda essa insatisfação se deve a um acúmulo de energias no organismo, vindas de uma frustração. Nesse tempo deixei o computador e as pesquisas de lado.

Estou melhor, hoje. A Comunidade tem tido excelente aceitação, com assuntos diversos e a entrada de muitos participantes nesses últimos meses tem me deixado muito feliz.

Minhas pesquisas têm variado desde o campo da Magia Branca e Negra, aos temas relacionados a Religiões e Nova Era. Mudanças no clima "Psicológico e Físico" da Humanidade também é um assunto atual que tem me deixado extremamente apreensiva.

Também fui atrás de assuntos polêmicos como a terapia de vidas passadas, regressão e principalmente a progressão que é um tema que realmente tem me fascido bastante embora eu nunca tenha tido a oportunidade de fazer nenhuma e nem outra.

Não tenho preconceitos com relação a nenhuma religião, mas me deixa profundamente triste e sem paciência, discussão de pessoas de religiões ortodoxas com seus conceitos ultrapassados e suas mentes fechadas para uma realidade tão óbvia que fico pensando naquela frase clichê: "o pior cego é aquele que nao quer ver". Mas tudo bem, não me interessa aqui julgar e muito menos tentar mudar os conceitos de ninguém.

Bem, então vamos deixar de blá blá blá e ir direto aos assuntos que interessam...

Bejinhos a todos e muita luz.