domingo, 15 de janeiro de 2012

A MAO COM UM OLHO


A Mão com um olho é já um símbolo bastante antigo :

Diz-se que simboliza o olhar divino, o poder da visão ( estar em todo o lado , omnisciência e omnipotência) aliado ao tacto, a acção, o poder de agir, poder de ver e estar e agir em todo o lado.
Na minha opinião, simboliza o olho-que-tudo vê, illuminati, na palma da mão, quando tivermos um chip na mão, "assinatura digital" que pode ser lido por um scanner (o olho-que-tudo vê) ficará
a saber tudo sobre nós...


É um antigo amuleto :




Amuleto Filigree Hamsa, do Médio Oriente :








O site da "second life" utiliza também esse simbolo :







Desenho de uma "visão" de Khalil Gibran  « The divine world » :





White Tara ,  ( Tara branca )  ( sitatara ) Mãe da compaixão, entidade feminina, aspecto feminino de buda, , uma divindade do Tibete.
Todas as tara são entidades femininas, existe ainda a tara  verde, e a vermelha.





KHAMSA ou MÃO DE FÁTIMA
Talismãs em forma de mão eram usados desde a Antigüidade, pelos fenícios, gregos e romanos, como um meio de afastar o mau-olhado. Mais tarde, esse amuleto tornou-se popular no norte da África e no Oriente Médio. Entre os Árabes, passou a ser conhecido como a "Mão de Fátima", filha predileta do profeta de Maomé.
Os judeus, convivendo durante séculos com os povos árabes, incorporaram o costume. A chamsa, porém, não tem nenhum fundamento na lei judaica.
A identificação dos judeus com a chamsá, talvez seja ,porque a mão aberta é um símbolo de generosidade, em meio a tanta inveja.
Um gesto de paz num mundo de ódio. A mão de Shalom que estendemos a todos os homens. Representa o número 5 em Árabe. Este é um símbolo que atrai boa fortuna.


OLHO GREGO ou OLHO TURCO
O Olho é o eterno símbolo da capacidade espiritual de ver e está simbolicamente ligado ao Sol, que é a força que afasta o mal.O Olho Grego em especial é feito de vidro colorido, o mais comum é uma esfera branca com uma circunferência menor azul turquesa e uma bem pequena preta, representando a pupila. 

Acredita-se que este olho protege contra energias negativas, inveja e atrai a sorte. O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia, esclarece Safa Jubran, professora de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP). Ele é encontrado em todos os países árabes, Armênia, Grécia e Irã. É muito comum ver olhos gregos ou turcos pendurados em portas, carros ou na forma de pingentes, anéis e chaveiros.

Na Turquia, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer: conta de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade, caso isto ocorra, não se lastime, ele cumpriu sua função.

A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel.

Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho Turco é um único olho humano cercado por feixes de luz e é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia.

A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns.

SOBRE  KAMSA E OLHO GREGO: http://www.quirondesign.com.br/

Você também poderá gostar de:

O QUE VOCÊ PROCURA?

Carregando...